O ensino de ciências e biologia na Base Nacional Comum Curricular

uma análise a partir dos pressupostos teóricos da educação CTS

Autores

  • Lucas Manoel Lima Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5554

Palavras-chave:

BNCC. Ensino de Ciências. ECTS.

Resumo

A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) é uma vertente indicada para o desenvolvimento da Educação Científica, que por sua vez, apresenta uma multiplicidade de encaminhamentos para sua abordagem no ensino de Ciências. Mediante os pressupostos teóricos da ECTS, este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo o seguinte questionamento orientador: Como a Educação Científica vem sendo expressa pelo documento da BNCC? Considera-se que este estudo possibilitará indicar os fundamentos didáticos-pedagógicos que orientam o processo de ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Sendo assim, objetivou-se identificar e correlacionar os encaminhamentos do documento para o ensino de Ciências e Biologia mediante os pressupostos da (ECTS). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva, para dar suporte ao tratamento dos dados estabelecendo categorias preliminares de análise, sendo elas: i) Inter-relações CTS; ii) Natureza da Ciência e do Trabalho Científico; e a iii) Formação Cidadã. As análises indicam que, mesmo sendo expressos encaminhamentos evidentes para a ECTS, também se encontram discursos voltados à formação profissionalizante por meio de um conjunto de competências e habilidades que os estudantes devem ter adquirido ao concluir a Educação Básica.

Biografia do Autor

Lucas Manoel Lima Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Tocantins (PPGECIM-UFT); Especialista em Biologia pela Faculdade Rio Sono (2012); Graduado em Ciências Naturais - Biologia, pela Universidade do Estado do Pará (2012). Atua na docência no ensino regular e de nível superior. Atuou como professor Substituto na Universidade do Estado do Pará no Departamento de Ciências Naturais - Campus VII / Conceição do Araguaia-PA nos anos de 2014/2015. Atualmente atua na rede pública de ensino no estado do Tocantins. E-mail para contato: lucasmanoel17@hotmail.com.

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFTM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Doutora em Educação - Educação em Ciências, pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal do Tocantins e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, Educação CTS e Questões Sociocientíficas.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

LIMA SANTOS, L. M.; ALMEIDA E SILVA, K. M. O ensino de ciências e biologia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir dos pressupostos teóricos da educação CTS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 94–112, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5554. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5554. Acesso em: 19 abr. 2024.