EDUCAÇÃO, UMA PROPOSTA DE “RE-DESTINAÇÃO” ANTROPOLÓGICA: NOTAS ACERCA DO PENSAMENTO EXISTENCIALISTA CRISTÃO DE JUVENAL ARDUINI

Autores/as

  • Washington Abadio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v2i01.57

Resumen

Este artigo aponta elementos constantes de duas obras de Monsenhor Juvenal
Arduini, bem como apresenta dados da vida e formação do autor. Padre e educador, ele
discute, em “Destinação Antropológica” e “Ética Responsável e Criativa”, temas de interesse
e inegável relevância na área da educação. Com efeito, sua reflexão ético-antropológica
insere-se no contexto maior do debate sobre a educação brasileira, em geral, e a que se
desenvolve no ensino superior.  Juvenal Arduini, a partir da antropologia e da ética, defende
uma visão de homem como construtor e protagonista de seu destino, capaz de responder de
modo pessoal e em espírito de diálogo aos problemas e desafios com os quais se depara no
cotidiano. Com responsabilidade e  criatividade, a pessoa e a humanidade colhem frutos
bons de toda prática advinda da inter-comunicação. Manifestando sua identidade pela
linguagem, inclusive pela capacidade de fecundo silêncio, pode o homem, educador e
educando em constante crescimento, contribuir para a efetivação de uma sociedade mais
justa, em que as pessoas possam viver de forma mais livre e responsável. O existencialismo
cristão do autor revela-o capaz de admirável síntese entre o compromisso a ser assumido
na Concretude da vida e a afirmação do Crer como “ethos” fundamental. 
 
PALAVRAS-CHAVE: Juvenal Arduini.  Destinação  antropológica.  Ética responsável e
criativa. Educação. Existencialismo. Cristão.

Publicado

2009-07-30

Cómo citar

SILVA, W. A. da. EDUCAÇÃO, UMA PROPOSTA DE “RE-DESTINAÇÃO” ANTROPOLÓGICA: NOTAS ACERCA DO PENSAMENTO EXISTENCIALISTA CRISTÃO DE JUVENAL ARDUINI. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 2, n. 01, 2009. DOI: 10.18554/rt.v2i01.57. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/57. Acesso em: 22 dic. 2024.