As estratégias de ensino na prática pedagógica de professores da educação básica
possibilidades de articulação do enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5715Palabras clave:
Educação Científica. Ensino. Formação de Professores.Resumen
Para que os docentes possam colocar em prática um ensino que desperte habilidades e pensamento crítico, é necessário que o mesmo lance um olhar sobre a sua prática pedagógica, e que utilize diferentes estratégias de ensino, que estimulem o questionamento, o pensamento crítico, a argumentação, a reflexão e a tomada de decisão, como o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse estudo objetivou analisar as estratégias de ensino empregadas na prática pedagógica de professores da educação básica, a partir da Educação CTS. Participaram 23 docentes, de diferentes áreas do conhecimento, do Ensino Fundamental e Médio, de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, e as respostas interpretadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que as relações entre ciência e sociedade assumem diferentes características, posicionamentos e abordagens. E grande parte dos docentes tem conhecimento e formação sobre a abordagem CTS, entretanto, evidenciou-se uma concepção equivocada, associando a abordagem CTS com utilização de TICs. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas, que permitem uma maior participação, formação crítica, e desenvolvimento da tomada de decisão dos estudantes, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Citas
ALMEIDA, M. P.; RODRIGUES, M. A. Reportagens como Recursos Didáticos para Articular Conceitos Químicos e Questões CTS com a Educação de Jovens e Adultos. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 1, 2018.
AULER, D.; BAZZO, A. B. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Revista Ciência e Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: Relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, 2006.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, 2015.
AZEVEDO, M. O.; QUARTIERI, M. T.; DEL PINO, J. C.; MARCHI, M. I. Júri Simulado e Phillips 66: Estratégias de ensino com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 179-196, 2017.
BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 abr. 2021.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998 a.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998b. 174 p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 mar. 2021.
CANDITO, V. et al. A prática educativa e sua relação com a abordagem CTS e os pressupostos freireanos. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.
CANDITO, V. et al. A utilização do caso simulado como estratégia de ensino na formação continuada de docentes: uma abordagem CTS. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, jan./jun. 2021.
CARLAN, C. B. Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
CHASSOT, A. Para que (m) é útil o ensino? Ijuí: Unijuí, 2014.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das Ciências e Jornalismo Científico: possibilidades de Alfabetização Científica. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 26, p. 41-55, 2017.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de Química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011.
FLOR, C. C. Possibilidades de um caso simulado CTS na discussão da poluição ambiental. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 601-614, 2015.
FREITAS, W. P. S.; QUEIRÓS, W. P. O cenário das pesquisas sobre formação de professores de ciências na perspectiva progressista. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 154-178, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
ILHA, V. Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KIST, D.; MÜNCHEN, S. A Educação CTS e os processos de formação e atuação docente em ciências: uma revisão bibliográfica. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, 2021.
LIMA, A. P. S. Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.
LIMA, A. P. S. Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000.
MANSOUR, N. Science teachers’ perspectives on Science-Technology-Society (STS) in Science Education. Eurasian Journal of Physics and Chemistry Education, v. 2, n. 2, p. 123-157, 2010.
MARQUES, S. G. Enfoque CTS no Brasil: olhar sobre as práticas implementadas no Ensino Médio. Monografia (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, 2015.
MENEZES, M. K. Contribuições da pedagogia de projetos para a educação em saúde no contexto escolar. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021
NASCIMENTO, V. F. do. Ciências, tecnologias e sociedade na prática do professor de ciências: entre a formação e a sala de aula. Curitiba: Appris, 2020.
OLIVEIRA, S. de; GUIMARÃES, O. M.; LORENZETTI, L. Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, set./dez. 2015.
PERRENOUD, P. Dez Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. A relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
RAMOS, T. C. et al. Educação CTS no itinerário formativo do PIBID: potencialidades de uma discussão a partir do documentário “a história das coisas”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 18-48, 2018.
RIBEIRO, K. S.; SANTOS, D. F.; PRUDÊNCIO, C. A.V. Ciência, tecnologia e sociedade: formação de professores e aproximação universidade-escola. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n.1, 2020.
RODRIGUES, C. B. C. Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; DEL PINO, J. C. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2017.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; DEL PINO, J. C. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019.
ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & educação, v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016.
ROSO, C. C.; AULER, D.; DELIZOICOV, D. Democratização em processos decisórios sobre CT: o papel do técnico. Alexandria: Revista Educação, Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, maio 2020.
ROSSI, D. S. Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 1, n. 7, p.95-111, 2001.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por Meio de Temas CTS em uma Perspectiva Crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
SANTOS, R. A. DOS; ROSA, S. E. DA; AULER, D. A não neutralidade da ciência-tecnologia em abordagens CTS no contexto brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindoia. Anais [...]. Águas de Lindoia: ABRAPEC, 2013. p. 1-8. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1279-1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 2015.
SOUZA, N. S. B; ALMEIDA, A. C. P. C. Ensino de Ciências: O Enfoque CTS e a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 3, p. 150-167, set./dez. 2020.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 1., 2007, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
TEIXEIRA, P. M. Educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-social e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
VISINTAINER, D. S. R. Oficinas pedagógicas como estratégia para a promoção da saúde na formação docente continuada. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
WOLLMANN, E. M. Inserção da Educação Ambiental na formação de professores: das percepções, às práticas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA TRIÁNGULO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.