AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5763

Palabras clave:

Educação inclusiva, Linguagem escrita, Ensino e Aprendizagem

Resumen

Este artigo objetiva desenvolver uma reflexão sobre a educação inclusiva e sua relação com o outro no processo de ensino e aprendizagem, no ensino regular. Trata-se de um estudo com revisão bibliográfica e em acervos científicos a partir de autores que refletem sobre os processos de inclusão e construção da linguagem escrita. Para isso, apresenta-se uma breve introdução sobre os estudos de Lev Vygotsky e as suas contribuições para a educação inclusiva, bem como propõem-se algumas estratégias metodológicas que podem auxiliar no desenvolvimento da linguagem escrita, de forma a considerar as diferentes formas de aprender.

Biografía del autor/a

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI e membro do grupo de Estudos e Pesquisas GEPETEC da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores (inicial e continuada)

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI- 2001), Mestrado em Letras: área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2005) e Doutora em letras pela UniRitter - Porto Alegre (2017). Trabalhou como professora (horista) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com disciplinas de Língua portuguesa, Linguística, Língua Espanhola, Análise do Discurso e Práticas de Ensino em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna-Espanhol e Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguintes temas: leitura, discurso, ensino-aprendizagem de línguas. Também atuou como professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola nas turmas de 6º ano a 8ª série do Ensino Fundamental e com Redação no 1º ano do Ensino Médio da Escola da URI- Santo Ângelo até outubro de 2013. Atualmente é docente, dedicação exclusiva 40h - Língua Portuguesa- da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo.

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa/Literaturas ? pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol ? Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

Citas

BAKHTIN, M. Arte e Responsabilidade. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROCO, S. M. S. A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L.S. Vygotsky: implicações e contribuições para a Psicologia e a educação atuais. 2007. Tese (Doutorado) – Araraquara, São Paulo, SP, 2007.

BEYER, H. O. Educação Inclusiva ou Integração Escolar? Implicações pedagógicas dos conceitos como rupturas paradigmáticas. Ensaios Pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura/MEC/SEESP, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

CARVALHO, M. F. Conhecimento e vida na escola: convivendo com as diferenças. Campinas: Autores Associados, 2006.

ELKONIN, D. B. Epílogo. In: VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas: psicología infantil. Trad. Lydia Kuper. Madrid: Visor Dist., 1996, tomo IV, p. 387-412.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, R. M. C. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.

GARCIA, R. M. C. A educação de sujeitos considerados portadores de deficiência: contribuições vygotskyanas. Ponto de Vista, 1999, v. 1, n° 1, p. 4-90.

GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

JOSÉ, Elizabete Assunção; COELHO, Maria Tereza. Problemas de Aprendizagem. 12ª edição. São Paulo: Ática, 2000.

KOZULIN, A. La psicología de Vygotsky: Biografía de unas ideas. Madrid: Alianza, 1994.

LEONTIEV, A. R. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L.S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

LÓPEZ MELERO, M. Escuelas Inclusivas el Proyecto Roma. Cuadernos de Pedagogía. Barcelona, España, mayo 2005, n° 346, p. 53-57.

LOZANO, J. E. A. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, J.; FERREIRA, M. M. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002, p. 15-25.

LURIA, A. R. A construção da mente. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.

NUERNBERG, A. H. Contribuições de Vygotsky para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em Estudo. Maringá, PR, abr./jun. 2008, v. 13, n° 2, p. 307-316.

PLETSCH, M. D.; BRAUN, P. A inclusão de pessoas com deficiência mental: um processo em construção. Democratizar. Rio de Janeiro, maio/ago. 2008, v. 2, n° 2, p. 1-12.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

¬¬¬¬¬SASSAKI, R. K. Integração e inclusão: do que estamos falando? Temas sobre Desenvolvimento, 1998, v. 7, n° 39.

SKLIAR, C. B. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação e Realidade. Porto Alegre, jul./dez. 1999, v. 24, n° 2.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos da Defectología. Tomo V, 1929.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas I: problemas teóricos y metodológicos de la psicología. 2. ed. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor Dist., 1989, 1997, 1997a, tomo I.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008b, p. 122-141.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-116.

VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5ª ed. São Paulo: Ícone, Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

XAVIER, A. G. P. Ética, técnica e política: a competência docente na proposta inclusiva. Revista Integração. Brasília, 2002, v. 14, n° 24.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

ZIESMANN, C. I.; BATISTA, J. de F.; GONÇALVES, A. C. T. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: : UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 225–240, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5763. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5763. Acesso em: 22 dic. 2024.