A adoção da educação a distância em cursos superiores presenciais da área de computação como indutora de uma cultura colaborativa no IFTM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5800

Palavras-chave:

Educação a Distância. Educação Superior. Gestão de Projetos de Curso.

Resumo

A lei que criou a Rede de Educação Profissional e Tecnológica orienta que exista interatividade entre as 41 instituições que a compõem, de modo que essas instituições devem se comportar, do ponto de vista de sua gestão, não como um agrupamento, mas em sua forma colaborativa e inter-relacional. Porém, o que impera é a pouca interação entre os campi do IFTM. Este trabalho se dedica a demonstrar essa interatividade reduzida, por meio de uma proposta de unificação de unidades curriculares presenciais em unidades curriculares ministradas a distância. A pesquisa provou suas três hipóteses: a unificação de oito disciplinas oferecidas, presencialmente, por uma única disciplina a distância é uma decisão institucional que libera docentes para atuarem em outros planejamentos; a pouca coordenação realizada pela reitoria nos estudos desenvolvidos em seus campi produz uma cultura institucional de pouca colaboração e interatividade entre cada campus do IFTM; e, para assegurar a interação colaborativa prevista na lei de criação dos institutos, a Pró-Reitoria de ensino do IFTM deveria mudar seu paradigma de mera certificadora de projetos de curso, para um de gestora de planejamento colaborativo desses projetos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Maciel Pereira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (1992) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Possui Especializações em Análise de Sistemas, Desenvolvimento Java e Educação a Distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicativo comercial, informática e educação, programação, engenharia de software e extensão.

Stenio Souza Marques, Universidade de Uberaba

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2017). Professor de Direito na Universidade de Uberaba nas disciplinas de Direito dos Contratos e Responsabilidade Civil, Estudos Integrados em Direito Privado e Processo I, Direito de Empresa II e Direito de Empresa III. Foi professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais (2016 a 2018). Foi Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UEMG na gestão 2017 - 2018. Articulista. Especialista em Direito Processual Contemporâneo pela UNESP (2013). Especialista - MBA em Gestão e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Graduado em Direito pela FEIT UEMG (2010). Foi estagiário do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com atuação nas curadorias da Infância e Juventude, Meio Ambiente, Idoso e Consumidor, no período de 2007 a 2010.

Richard Crisostomo Borges Maciel, Universidade de Uberaba

Bacharelado em Direito (2000), Graduação em Letras com habilitação em Português/Inglês(2004). É especialista em Docência Universitária (2006) e Mestre em Educação (2010). Doutorando em Educação (2017). Professor de Direito Processual Civil I e II, Direito Civil II e Ética Profissional. É advogado militante em Minas Gerais e demais Estados brasileiros, com ênfase em Direito Empresarial e pesquisador nas áreas de Direito e Educação. Membro julgador do TED da OAB/MG, triênio 2016 a 2018 e Conselheiro Seccional da OAB/MG de 2019 a 2021. Foi Coordenador da pós graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Uberaba. Atualmente é Coordenador do curso de Direito da Unibrasília - Faculdade Uberaba

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

PEREIRA, M. A. M.; MARQUES, S. S.; BORGES MACIEL, R. C. A adoção da educação a distância em cursos superiores presenciais da área de computação como indutora de uma cultura colaborativa no IFTM. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 123–141, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5800. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5800. Acesso em: 20 abr. 2024.