A adoção da educação a distância em cursos superiores presenciais da área de computação como indutora de uma cultura colaborativa no IFTM
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5800Palabras clave:
Educação a Distância. Educação Superior. Gestão de Projetos de Curso.Resumen
A lei que criou a Rede de Educação Profissional e Tecnológica orienta que exista interatividade entre as 41 instituições que a compõem, de modo que essas instituições devem se comportar, do ponto de vista de sua gestão, não como um agrupamento, mas em sua forma colaborativa e inter-relacional. Porém, o que impera é a pouca interação entre os campi do IFTM. Este trabalho se dedica a demonstrar essa interatividade reduzida, por meio de uma proposta de unificação de unidades curriculares presenciais em unidades curriculares ministradas a distância. A pesquisa provou suas três hipóteses: a unificação de oito disciplinas oferecidas, presencialmente, por uma única disciplina a distância é uma decisão institucional que libera docentes para atuarem em outros planejamentos; a pouca coordenação realizada pela reitoria nos estudos desenvolvidos em seus campi produz uma cultura institucional de pouca colaboração e interatividade entre cada campus do IFTM; e, para assegurar a interação colaborativa prevista na lei de criação dos institutos, a Pró-Reitoria de ensino do IFTM deveria mudar seu paradigma de mera certificadora de projetos de curso, para um de gestora de planejamento colaborativo desses projetos.
Citas
ARETIO, Lorenzo García. Investigar para mejorar la calidad de la universidad. Madri: UNED, 1997. 607 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Institui o Sistema Universidade Aberta da Brasil - UAB. D.O.U., Brasília, DF, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 16 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. D.O.U., Brasília, DF, 27 out. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm. Acesso em: 16 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 16 ago. 2021.
FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: FIDALGO, Fernando Selmar Rocha et al. [org.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. p. 228-243.
FILATRO, Andrea. DI 4.0: inovação em educação corporativa / Andrea Filatro; Carolina Costa Cavalcanti...[et al]. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet: 2015/1. Uberlândia, MG: IFTM, 2015. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=111017112819_decretos_resolucao_no._79-2015_-_ppc_tecnologia_sistemas_internet_-_udi_centro_242681.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Computação: 2017/1. Uberlândia, MG: IFTM, 2016. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=130918211741_iftm_resolucao_34-2017_ppc_licenciatura_em_computacao.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 2018/1. Ituiutaba, MG: IFTM, 2017a. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php? src=090418150400_ppc-ads_2017.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 2017/1. Patrocínio, MG: IFTM, 2017b. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php? src=100918104217_ppc_ads_2017.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 2018/1. Paracatu, MG: IFTM, 2017c. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=180918174651_resolucao_no_09_-_2018_-_revisao_e_atualizacao_ppc_tecnologia_em_ads_-_c.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Ciência da Computação: 2019/1. Ituiutaba, MG: IFTM, 2018. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=190819154115_ppc-cc-20191.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação: 2020/1. Uberaba, MG: IFTM, 2019a. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=090320235333_ppc_engcomp_2020.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 2020/1. Uberaba, MG: IFTM, 2019b. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_anexo_cursos.php?src=100320101049_ppc_ads_2020.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. Boletim de Serviço Extraordinário, Uberaba, n. 38, 2020. Uberaba, MG: IFTM, 2020. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader_boletins_servico_anexo.php? src=boletins_servico_bsextraordin%C3%A1rio%20n%C2%BA%2038-2020%20(in%2017)50152. pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
LAGARTO, José Reis. Inovação, TIC e sala de aula. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Santa Maria, 2013. Anais [...]. Santa Maria, RS: Biblos Editora, 2013. ISBN 978-85-89174-76. p. 133-138. Tema: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/10560/1/Inov_TIC_sala_aula.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Brasília, DF: OPAS/OMS, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus. Acesso em: 16 ago. 2021.
SILVA, Caetana Juracy Rezende. Institutos Federais Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e Reflexões. Brasília, DF: IFRN, 2009.
SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de caso na Universidade de Brasília e da Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f. Tese (Doutorado em Administração) -- Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10797/1/2012_%20 JoniltoCostaSousa.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
VERGARA, Sylvia Constant. Estreitando relacionamentos na educação a distância. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 5, n. esp. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/PFFvwGgygNxsTpKyp4wDgbg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 16. ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA TRIÁNGULO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.