Sequência didática como ferramenta para o ensino de português para alunos com deficiência auditiva

Autores/as

  • Gabriele Cristine Carvalho Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas
  • Suelen Gomes do Nascimento Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos
  • Nailsa Vieira Silva Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos e Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6110

Palabras clave:

Sequência didática, Deficiência auditiva, Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

En este artículo, presentamos la aplicación de una secuencia didáctica del género biografía para un alumno con discapacidad auditiva. Esta propuesta se basa en los postulados teóricos de Dolz, Noverraz y Schneywly (2004), de Silva y Guimarães (2018) y de Araújo (2010), en los PCN de Lengua Portuguesa (BRASIL, 1998) y en la BNCC (BRASIL, 2017). La descripción y análisis de la secuencia didáctica, anclada en los intereses del alumno, se presentan con detalles. Los resultados señalaron no solo el aprendizaje de conocimientos lingüísticos, sino también una mejor comprensión de las relaciones familiares, un aumento de la confianza del alumno en el aprendizaje de portugués y la necesidad de un esfuerzo de la familia en el aprendizaje del estudiante con discapacidad auditiva.

Biografía del autor/a

Gabriele Cristine Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas

Graduação em Letras, licenciada em Língua Portuguesa (2005) e em Língua Espanhola (2010), na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos, em andamento, na Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Minas Gerais - campus Congonhas. Áreas de foco: Língua Portuguesa (Sociolinguística e Semântica) e Língua Espanhola.

Suelen Gomes do Nascimento, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduação em Letras pela Faculdade Evangélica de Brasília (2011). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Fortium (2018). Pós-graduada em Educação  Especial e Inclusiva pela Faculdade do Distrito Federal – FACDF (2017).  Pós-graduanda em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos. Atualmente, é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal em cargo efetivo. 

Nailsa Vieira Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos e Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Educação na Universidade de Brasília-UnB. Pós-graduanda em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos. Graduada em Pedagogia (UCB) Ciências Biológicas e Geografia - UnB. Especialista nas áreas de Psicopedagogia (MI), Educação Infantil (UCB), Ensino especial (APO), Orientação Educacional, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e Educação em para Direitos Humanos na Diversidade Cultural. Professora de Ensino Fundamental no CRE Núcleo Bandeirante Brasília DF.

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

CARVALHO, G. C.; GOMES DO NASCIMENTO, S. .; VIEIRA SILVA, N. . Sequência didática como ferramenta para o ensino de português para alunos com deficiência auditiva. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6110. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6110. Acesso em: 22 jul. 2024.