Sequência didática como ferramenta para o ensino de português para alunos com deficiência auditiva
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6110Palavras-chave:
Sequência didática, Deficiência auditiva, Gêneros textuais, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Neste artigo, apresentamos a aplicação de uma sequência didática do gênero biografia para um aluno com deficiência auditiva. Esta proposta se baseia nos trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por Silva e Guimarães (2018) e por Araújo (2010), dos PCN de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e da BNCC (BRASIL, 2017). A descrição e a análise da sequência didática, a qual foi ancorada nos interesses do aluno, são apresentadas com detalhes. Os resultados sinalizaram não somente a aprendizagem dos conhecimentos linguísticos, mas também uma melhor compreensão das relações familiares, um aumento da confiança do aluno na aprendizagem do português e a necessidade de empenho da família na aprendizagem do aluno com deficiência auditiva.
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