CÓMO LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA Y LA LITERATURA PUEDE CONTRIBUIR A MIRAR Y REFLEXIONAR SOBRE LA REALIDAD

UNA BREVE REFLEXIÓN

Autores/as

  • Danúzia Fernandes Brandão Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Handreane Lopes de Faria Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lúcio Álvaro Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6312

Palabras clave:

Educación; Enseñanza de la filosofía y la literatura; alfabetizaciones.

Resumen

Este ensayo tiene como objetivo una breve reflexión sobre la práctica de la enseñanza de la filosofía y la literatura, así como la búsqueda de transformaciones en el ejercicio de la docencia. Cuestionamos el espacio escolar en la enseñanza y aprendizaje de alfabetizaciones y pensamientos autónomos, en relación a las demandas inherentes a los diferentes contextos. Realizamos una breve revisión bibliográfica sobre la interacción entre las disciplinas de la filosofía y la literatura, y la equidad. Para apoyar los estudios filosóficos, culturales y alfabetizaciones literarias, utilizamos a Freire (1999, 2013, 2021), Nietzsche (1999), Petit (2013, 2019), entre otros, lo que supone un cambio de pensamiento sobre las prácticas de enseñanza realmente experimentadas.

Biografía del autor/a

Danúzia Fernandes Brandão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2014). Especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Triângulo Mineiro - UFTM (2021). Participante do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa, certificado pelo CNPq/UFTM. Idealizadora e empreendedora social nos Projetos socioculturais Bibliotecando: Re-lendo o mundo e Na raiz da cultura.

Handreane Lopes de Faria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Atualmente é professora do Governo do Estado de Minas Gerais e mestranda pelo PPGE - UFTM. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, método, ensino de filosofia, Nietzsche, filosofia do Brasil.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Formação acadêmica: Licenciatura em Letras - Português e Inglês na UNESPAR - União da Vitória. Mestrado em Linguística Aplicada na UNITAU e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos na UFPR. Realizou estágio de pós-doutorado com bolsa CAPES (Processo BEX 015/15-6) no Departamento de Educação da Universidade da California Santa Bárbara (UCSB) sob a supervisão do Professor Charles Bazerman. Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na UNICENTRO; língua e literatura portuguesa na UNESPAR e Master Business Administration (MBA) em gestão Universitária no UNISAL/SEMESP. Pró-Reitor de Graduação da UFTM no período de 2010 a 2014. Conselheiro e integrante da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de Uberaba no período de 2009 a 2015. Desenvolve pesquisas nas áreas de letras e educação numa visão multidisciplinar a respeito de linguagens, educação e novas tecnologias; português como língua de acolhimento (PLA/PLE), cultura escrita e letramento digital. Professor associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Atua no curso de graduação em Letras e nos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE). Pesquisador do LabELFE - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Coordenador do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa, certificado pelo CNPq/UFTM. Coordenador do sub-projeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica financiado pela Capes/MEC (2020/2022). Membro do comitê institucional de extensão universitária e parecerista ad hoc dos programas de extensão (PROEXT) e de pesquisa (PIBIC). Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG/UFTM).. Membro do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da área de Educação da ANPED. Editor-gerente da Revista Triângulo (ISSN 2175-1609). Membro do Grupo de Trabalho Gêneros textuais / discursivos na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro titular da cadeira n. 37 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Integrante do BASIS - Avaliador de cursos do INEP/MEC.

Lúcio Álvaro Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) e no Programa de Pós-graduação strico sensu em Educação (PPG Educação). Tem Pós-Doutorado em Filosofia Brasileira pela Universidade do Porto / Portugal (UPORTO / 2015). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS / 2012-2014). Bacharel licenciado em Filosofia pela PUCMINAS (1999-2001). Tem experiência nas áreas de Filosofia Brasileira e Metafísica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Colonial, Segunda Escolástica, História do Ensino no Brasil, Educação dos Povos Originários e Afro-descendentes.

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

FERNANDES BRANDÃO, D.; LOPES DE FARIA, H.; KARWOSKI, A. M.; MARQUES, L. Álvaro. CÓMO LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA Y LA LITERATURA PUEDE CONTRIBUIR A MIRAR Y REFLEXIONAR SOBRE LA REALIDAD: UNA BREVE REFLEXIÓN. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 138–149, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6312. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6312. Acesso em: 3 jul. 2024.