Formação e trabalho profissional

uma análise acerca dos egressos do curso de Serviço Social da UFTM

Autores/as

  • Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ana Laura Malachias Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6396

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo estudiar y conocer la formación y el trabajo profesional de los egresados de la Carrera de Graduación en Trabajo Social de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM), conocer el trabajo de los trabajadores sociales después de su formación, así como sus expectativas y percepciones, nivel de satisfacción laboral, empleabilidad. La recolección de esa información permitió rastrear el perfil de los exalumnos del curso de Trabajo Social de la UFTM. A partir de levantamiento bibliográfico, investigación documental y investigación de campo en línea, con exalumnos de la carrera de Trabajo Social, de 2013 a 2019, el trabajo trae importantes testimonios sobre las categorías: vida profesional del egresado, formación profesional y educación continua. La investigación podrá apoyar futuros análisis de la formación profesional, contribuyendo a reseñas de Proyectos Políticos Pedagógicos de la Carrera de Trabajo Social, así como devolver a la comunidad académica el resultado/visión de los entrevistados en la investigación sobre su formación y práctica profesional. Cabe mencionar que la investigación es cualitativa y cuantitativa y no pretende generalizar las respuestas.

PALABRAS-CLAVE: Formación Profesional. Trabajo Social. Graduados Exalumnos.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada, mestre e doutora em serviço social pela UNESP-Franca/SP. Docente do Departamento de Serviço Social da UFTM. Integrante dos grupos de pesquisa GEFEPSS - UFTM, GESTA -UNESP. Tutora do programa de educação tutorial (PET) da UFTM - Uberaba/MG.

Ana Laura Malachias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Serviço Social da UFTM, realizou pesquisa de Iniciação Científica/UFTM. Participou como voluntária do Projeto de Ensino "Oficinas de Formação e Trabalho Profissional em Serviço Social", participou do projeto de extensão "Oficinas Preparatórias para Postulantes à Adoção", além de ser monitora concursada de disciplinas de Metodologia Científica, Pesquisa e Produção de Conhecimento em Serviço Social I e Estágio Supervisionado I.

Citas

ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. Diretrizes Gerais para o Currículo do Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro. 1996.

ANDIFES. Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Universidades Federais Brasileiras, 2011. Disponível em <http://www.uftm.edu.br/proace/images/assistencianum/perfil_dos__estudantes_das_federais.pdf>. Acesso em 02 jun. 2016.

______. Política Nacional de Estágio (PNE). Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 8662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: DF, [1993]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm>. Acesso em: 17 jun. 2021.

CFESS. Assistentes sociais no Brasil: elementos para o estudo do perfil do profissional. Brasília: CFESS, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Diretrizes Curriculares. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2016.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/resolução_273-93.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2016.

GUERRA, Yolanda; BACKX, Sheila; SANTOS, Cláudia Mônica dos. A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. 183 p. ISBN: 9788576721512.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional – 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as origens da Mudança Cultural. SP: Ed. Loyola, 2001.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Políticas educacionais e contribuições para o Serviço Social. Conexões Gerais, Minas Gerais, n. 05, a. 3, 2 sem. 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade, Petrópolis: Vozes, 1994. (Temas Sociais).

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

NETTO, José Paulo. Transformações societárias e serviço social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 50. São Paulo: Cortez, 1996.

RAMOS, Sâmya Rodrigues. A ação política do Movimento Estudantil de Serviço Social: caminhos históricos e alianças com outros sujeitos coletivos. Recife: UFPE, CCSA. Dissertação (Mestrado em Serviço Social), 1996.

SANTOS, Cláudia Mônica. Os instrumentos e técnicas: mitos e dilemas na formação profissional do assistente social no Brasil. 2006.

SILVA, Maria Regina Guimarães; DIAS, Ana Angélica Lima; FLÓRIO, Solange Maria Ribeiro; SANTOS, Adriana Carvalho dos. Mercado de trabalho: onde se encontram os egressos do curso de Enfermagem do UNIFEG? Guaxupé: UNIFEG, 2011.

UFTM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Uberaba: UFTM. 2010.

UFTM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Uberaba: UFTM. 2015. Disponível em <https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRGWDU0U0ZsOWt5a0RkQjNOK2FaY2F6&secret=uftm>. Acesso 27 ago. 2020.

Publicado

2023-03-23

Cómo citar

MENDES, R. de C. L. de O.; MALACHIAS, A. L. Formação e trabalho profissional: uma análise acerca dos egressos do curso de Serviço Social da UFTM. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 66–94, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6396. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6396. Acesso em: 3 jul. 2024.