O Programa Residência Pedagógica
mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6857Palabras clave:
Formação docente. Políticas Públicas. Referencial Bibliográfico.Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao Programa Residência Pedagógica, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O Programa Residência Pedagógica (PRP), foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições de educação básica, a fim, de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as instituições de educação básica. O estudo caracteriza-se como caráter qualitativo. Para tal, foi realizado uma busca com os seguintes descritores “Programa Residência Pedagógica” AND “Programa de Residência Pedagógica”. A base de dados forneceu ao todo dezessete dissertações, destas apenas dezesseis estavam disponíveis para download e dez foram analisadas, pois cinco não apresentavam relação com a temática, uma encontrava-se duplicada. A análise deu-se a partir de uma leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas, procedemos com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos, constata-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.
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