TEMATIZACIÓN DEL TENIS DE MESA EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

UN REPORTE DE EXPERIENCIA

Autores/as

  • George Almeida Lima Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)
  • Stela Lopes Soares Centro Universitário Inta-UNINTA
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7095

Palabras clave:

Educación Física, Tenis de mesa, Currículo Crítico, Tematización

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo relatar la experiencia de una profesora de Educación Física en una clase de 1º año de secundaria  con la  temática del tenis de mesa. El relato de experiencia se desarrolló en seis clases, todos los jueves. En las clases participaron 45 alumnos, 19 niñas y 26 niños. Se señala que el docente encontró barreras específicas, como la ausencia de materiales y espacios específicos para la práctica y la resistencia de los estudiantes a experimentar esta práctica. Concluimos que a pesar de las limitaciones relacionadas con materiales y espacios específicos, es posible tematizar el tenis de mesa en la escuela a través de la adaptación de materiales y la problematización del conocimiento producido por la humanidad, efectuando un proceso continuo de conciencia crítica y emancipación de los estudiantes. Destacamos que a través de la involucración de los estudiantes en la construcción de materiales específicos, se incrementó su familiarización y motivación por las experiencias. En este sentido, la participación de los jóvenes fue efectiva, con un paulatino avance de experiencias relacionadas con el tenis de mesa a partir de una sistematización pedagógica.

Biografía del autor/a

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar. E-mail: george_almeida.lima@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0899-0427

Stela Lopes Soares, Centro Universitário Inta-UNINTA

Pós- Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela UFRGS. Especialista em Saúde da Família pela UVA. Possui graduação em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atuou como Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, no Subprojeto Educação Física, nesta Universidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE e Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional - GPTPOED/UNINTA. Possui Bacharelado em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA e ainda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde, Formação Docente, Formação Inicial, Prática Pedagógica, Avaliação Educacional, Jogos, Práticas Lúdicas e Recreação. Trabalha como Coordenadora do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e é Docente dos Cursos do Centro Universitário INTA - UNINTA EAD. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5792-4429. 

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016). Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001). Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará desde 2005. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). É professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB. Coordenador da Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE). Coordenador do Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL). É conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5. 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

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Publicado

2024-08-31

Cómo citar

LIMA, G. A.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S.; MALDONADO, D. T. TEMATIZACIÓN DEL TENIS DE MESA EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: UN REPORTE DE EXPERIENCIA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 273–288, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7095. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7095. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Relato de experiência