Letramentos acadêmicos

relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)

Autores/as

  • Larissa Naiara Souza de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Maria do Carmo Carvalho Madureiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Messias Dieb UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134

Palabras clave:

Formação inicial, Pesquisa, Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia, Letramentos acadêmicos

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre o processo de escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a formação docente. O estudo, com enfoque qualitativo, apresenta a construção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Com base nos princípios do modelo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), a análise dos relatos dos estudantes nos permite compreender que a escolha dos temas para o TCC é mediada por suas identidades, tanto estudantil como acadêmica, e que os significados em torno dessa escolha são negociados por meio do envolvimento deles em contextos e situações específicos de escrita, que são localizados ao longo da formação tanto dentro como fora da ambiência universitária.

Biografía del autor/a

Larissa Naiara Souza de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública de ensino de Fortaleza e colabora em instituições particulares de Educação Especial.

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Messias Dieb , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

Citas

BARRE-DE MINIAC, Christine. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques, [S. l.], n. 113-114, p. 29-40, 2002.

BAZERMAN, Charles. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, Messias (org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 115-131.

BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por estudantes de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD. Tubarão, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis: Vozes, 2017.

CARVALHO, Gilcinei Teodoro; CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACHADO, Maria Zelia Versiani. Letramentos acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 03, p. 311-315, dez. 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez: 2017.

LEA, Mary; STREET, Brian. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

LILLIS, Theresa. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOUSA, José Edilmar. A relação entre a formação inicial e as trajetórias de incorporações de habitus de escrita de estudantes de Pedagogia. 2020. 341f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020.

STREET, Brian. Dimensões escondidas na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 02, p. 541-567, dez. 2010.

Publicado

2024-01-24

Cómo citar

ALMEIDA, L. N. S. de .; MADUREIRO, M. do C. C. .; DIEB , M. . Letramentos acadêmicos : relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 133–150, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7134. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7134. Acesso em: 24 nov. 2024.