Letramentos acadêmicos

relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)

Autores/as

  • Larissa Naiara Souza de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Maria do Carmo Carvalho Madureiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Messias Dieb UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134

Palabras clave:

Formação inicial, Pesquisa, Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia, Letramentos acadêmicos

Resumen

O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre o processo de escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a formação docente. O estudo, com enfoque qualitativo, apresenta a construção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Com base nos princípios do modelo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), a análise dos relatos dos estudantes nos permite compreender que a escolha dos temas para o TCC é mediada por suas identidades, tanto estudantil como acadêmica, e que os significados em torno dessa escolha são negociados por meio do envolvimento deles em contextos e situações específicos de escrita, que são localizados ao longo da formação tanto dentro como fora da ambiência universitária.

Biografía del autor/a

Larissa Naiara Souza de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública de ensino de Fortaleza e colabora em instituições particulares de Educação Especial.

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Messias Dieb , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

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Publicado

2024-01-24

Cómo citar

ALMEIDA, L. N. S. de .; MADUREIRO, M. do C. C. .; DIEB , M. . Letramentos acadêmicos : relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 133–150, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7134. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7134. Acesso em: 15 may. 2024.