Jogo analógico Dominó Geográfico

contribuições para o ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores/as

  • Adelvan Ferreira Santos Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco
  • Simone Ribeiro Santos Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7304

Palabras clave:

Jogos, Lugar, Ensino de Geografia, EJA

Resumen

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo objetivo foi o de compreender as contribuições dos jogos analógicos para a apreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação, pautado na elaboração do jogo Dominó Geográfico: setores da economia de Serrolândia, cujo uso ocorreu em três turmas de EJA do COMAGS e as análises dos dados e informações coletados por meio de questionários com os estudantes colaboradores possibilitaram averiguar os benefícios deste dispositivo-didático-pedagógico para a compreensão temas geográficos ancorados nos elementos econômicos do lugar de vivência dos sujeitos. Os resultados apontam que, com o uso do Dominó Geográfico, foi possível a compreensão do conteúdo de forma prazerosa, independentemente da faixa etária. Evidenciou-se, também, que a abordagem geográfica, a partir do conceito de lugar, possibilitou uma melhor compreensão da realidade, visto que dialoga com o cotidiano dos sujeitos aprendentes.

Biografía del autor/a

Adelvan Ferreira Santos, Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco

Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e Professor de Geografia na Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco- SEEPE

Simone Ribeiro Santos , Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade e Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Citas

BREDA, T. V. Jogos geográficos na sala de aula. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAES, Eliana Marta Barbosa de; MORAES, Loçandra Borges de. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010, p. 15-37.

CALLAI, Helena Copetti. Apresentação. Em busca de fazer a educação geográfica. In: CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 15-33.

CASTELLAR, S.et al. Ensino de Geografia e História. Volume único. São Paulo: Cergane Learning, 2011. 339 p.

FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira; NUNES, Flaviana Gasparotti. Linguagem geográfica. O de fora, o corpo e o aluno. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; RIBEIRO, Solange Lucas. (Org). Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e prática. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 241-277.

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Construção do conceito de lugar em interface com uma Geografia Escolar inclusiva. In: PORTUGAL, Jussara Fraga (Org). Educação Geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017, p.131-144.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artemed, 2005.

MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas críticas, Brasília, v. 8, n. 14, jan/jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688. Acesso em: 17 Fev. 2022.

PINTO, Bismarque Lopes; PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de. O google earth e a maquete em sala de aula: Geografia Escolar e aprendizagens geográficas. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA; Simone Santos de; MEIRELES, Mariana Martins de; SOUZA, Hanilton Ribeiro (Orgs). Geografia na sala de aula: linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016, p.49-69.

SANTOS, Adelvan Ferreira. Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA. 161f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pósgraduação em Estudos Territoriais – PROET. Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2023.

SANTOS, Adelvan Ferreira; NUNES, Marcone Denys dos Reis; OLIVEIRA, Simone Santos de. Carta na Manga: o uso de jogos na educação geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas- SP, v. 12, n. 22, p. 05-24, jan./dez., 2022. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1047/562. Acesso em: 30 Jun. 2022.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME. Documento Curricular Referencial de Serrolândia/ Secretaria Municipal de Educação (DCRMS). Serrolândia, 2020. 1770 p. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/488094304/DCRM-de-SERROLANDIA-BA. Acesso em: 25 dez. 2022

Publicado

2024-05-01

Cómo citar

FERREIRA SANTOS, A.; RIBEIRO SANTOS , S. . Jogo analógico Dominó Geográfico: contribuições para o ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 190–208, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7304. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7304. Acesso em: 22 dic. 2024.