Projeto Feiras de Ciências da UFCAT e a articulação ensino, pesquisa e extensão

Autores/as

  • Leonardo Oliveira Costa Universidade Federal de Catalão
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7463

Palabras clave:

Formação Inicial, Feiras de Ciências, Monitoria, Extensão

Resumen

Desde 2012 são realizadas as Feiras de Ciências da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), evento de extensão voltado para alunos da Educação Básica. Os licenciandos envolvidos como monitores do projeto, ao fazer parte desta ação de extensão, tem a oportunidade de entrar em contato com alunos e professores da Educação Básica através do oferecimento de oficinas de elaboração de projetos e a oportunidade de monitorar/auxiliar os alunos na elaboração e desenvolvimento de seus trabalhos, tendo a oportunidade de vivência da docência. Neste sentido, neste trabalho, se buscou identificar aspectos que pudessem subsidiar discussões sobre a contribuição da articulação de atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa na formação inicial crítico-reflexiva de licenciandos envolvidos como monitores das Feiras de Ciências da UFCAT. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo questionários como instrumentos de coleta de dados que foram respondidos pelos licenciandos envolvidos nas oito edições do evento. Nos questionários, os ex monitores foram chamados a refletir sobre sua experiência formativa ao atuar no evento, relatando sobre qual a contribuição desse tipo de atividade de extensão para sua formação inicial docente. Os dados coletados a partir dos questionários foram tratados através da metodologia da Análise Textual Discursiva, tendo sido criadas quatro categorias. Acredita-se que a participação em ações de extensão como as Feiras de Ciências da UFCAT auxilia na formação de profissionais com uma visão muito mais reflexiva sobre a prática docente, sendo que boa parte dessa reflexão se dá quando o licenciando tem contato com uma vasta gama de possibilidades que vão além dos livros e teorias, partindo de cenas que o façam protagonista.

Biografía del autor/a

Leonardo Oliveira Costa, Universidade Federal de Catalão

Licenciando em Química e mestrando em Educação pela UFCAT

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Catalão

Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC). Foi Coordenadora Geral de Estágios da UFG/Regional Catalão (2012-2014), Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022) e Membro do NDE - Educação do Campo. Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de Professores, Educação do Campo, Abordagens CTS/CTSA, Educação Ambiental, Divulgação Científica e o papel da extensão na formação inicial e continuada de professores. 

Citas

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

OLIVEIRA COSTA, L. .; ADAMS, F. W.; MARIA TAVARES NUNES, S. Projeto Feiras de Ciências da UFCAT e a articulação ensino, pesquisa e extensão. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 71–87, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.7463. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7463. Acesso em: 19 ene. 2025.