Ensino de Libras como língua adicional e formação de professores no Tocantins

impactos na Educação básica e na sociedade

Autores/as

  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7581

Palabras clave:

Educação Básica, Ensino de Libras, Libras Como Língua Adicional, Formação de Professores de Libras

Resumen

La enseñanza de Libras en diferentes contextos abarca décadas, pero hablar de este tema en la educación básica aún puede ser una realidad, además de reciente, un poco delicada. Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la actual política de enseñanza de Libras en la educación básica en el estado de Tocantins y su evolución, centrándose en el público oyente, que aprende Libras como lengua adicional. Se puede observar que la enseñanza de Libras en la educación básica busca valorar el aspecto multilingüe de Brasil, apoyándose en diferentes actores en este proceso de implementación y contribuyendo a respuestas innovadoras de la escuela en relación a la enseñanza de lenguas adicionales.

Citas

AGOSTINHO. De Magistro. Tradução: Antonio A. Minghetti. Editora Fi: Porto Alegre, 2015.

ALBRES, N. A. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

ALTENHOFEN, C. V. Bases para uma política linguística das línguas minoritárias. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013, p. 93-116.

ALVES, F; MAGALHÃES, C; PAGANO, A. Traduzir com Autonomia. São Paulo: Contexto, 2000.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRITO, F. B. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.48.2013.tde-03122013-133156. Acesso em: 22 abr. 2019.

CARNEIRO, B. G.; COURA, F. A.; ARAÚJO, A. A.; BRUNO, P. R. M.; ARAUJO, A. B.; LUDWIG, C. R. Educação Bilíngue de Surdos no Tocantins: Planejamento e Implementação. PORTO DAS LETRAS. v. 9, p. 329-350, 2023

DIAS, M. H. M.; ASSIS-PETERSON, A. A. de. O INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: VOZES DE PAIS E ALUNOS. Polifonia, [S. l.], v. 12, n. 12(2), 2006. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1073. Acesso em: 6 mai. 2024.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GARCEZ, P. M.; SCHLATTER, M. Professores-autores-formadores: princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017, p. 13-36.

LEFFA, V. J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: Considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 15-32.

MCCARTY, T. L. Ethnography and language policy. New York: Routledge, 2011.

NÓVOA, A. Antonio Nóvoa: “professor se forma na escola”. Entrevista com Antonio Nóvoa concedida a Paola Gentili. Revista Nova Escola, 2001. Disponível em: http://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r3R2CnybkVjHsM6pyBUAqGRFHmPFcFrJcYVWPggcmXd3JuUTqtDPzApzBEr3/antonio-novoa-professor-se-forma-na-escola.pdf. Acesso em: 09 mai. 2024.

PAIVA, V. M. O.; SANDES, F. N. A oralidade na sala de aula. In: LIMA, D. C. (org.) Ensino de língua inglesa: conversa com professores da escola pública. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 355-372.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Línguas adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: SE/DP, 2009. p. 127-172. Disponível em:http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.

TOCANTINS. Documento Curricular Tocantins - Ensino Fundamental - Linguagens: língua portuguesa, língua inglesa, arte, educação física. Palmas: Secretaria de Educação, Juventude e Esportes, 2019.

UNESCO. Education in a multilingual world. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129728. Acesso em: 05 mai. 2024.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

COURA, F. de A. . Ensino de Libras como língua adicional e formação de professores no Tocantins: impactos na Educação básica e na sociedade. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 115–130, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7581. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7581. Acesso em: 21 dic. 2024.