Crenças e emoções de professores de Libras ouvintes em formação inicial na Universidade Federal do Tocantins

Autores/as

  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Claudia Turcato de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Helen Cardoso Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7622

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação de Professores de Libras, Crenças, Emoções

Resumen

Las investigaciones sobre creencias y emociones de profesores de lenguas se han expandido significativamente en el área de la Lingüística Aplicada (LA) en las últimas décadas (Barcelos; Aragão, 2018), ya que están relacionadas con la identidad del futuro profesor. Este estudio buscó identificar y comprender las emociones y creencias de profesores en formación de la carrera de Literatura y Libras de la Universidad Federal de Tocantins (UFT), considerando sus experiencias en sus procesos de formación. Utilizando un cuestionario estructurado, se recogieron y analizaron datos cualitativos. Los resultados revelan, entre otros puntos, que algunos profesores oyentes en formación sienten miedo al hacer señas en Libras con una persona sorda, creyendo que no les entenderán o no les entenderán adecuadamente. Así, el estudio apunta a la necesidad de investigar más sobre las emociones y creencias de los professores de Libras en formación inicial, tanto de los oyentes como de los sordos.

Citas

ALBRES, N. A. Ensino de libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

ARAGÃO, R. Beliefs and emotions in foreign language learning. System, v. 39, p. 302-313, 2011.

ARAGÃO, R. C.; CAJAZEIRA, R. J. Emoções, crenças e identidades de professores de inglês. Caminhos em Linguística Aplicada. v.16, p.109-133, 2017.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Metodologia de Pesquisa das Crenças sobre Aprendizagem de línguas: Estado da Arte. Rev. Brasileira de Línguistica Aplicada, v. 1, n 1, p. 71-92, 2001.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, n. 2, 2007.

BARCELOS, A. M. F.; SILVA, D. D. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, n. 24, p. 6-19, 2015.

BARCELOS, A. M. F.; KALAJA, P. Beliefs on second language acquisition: Teacher. The Encyclopedia of Applied Linguistics, 2012.

BARCELOS, A. M.; ARAGÃO, R. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506-531, 2018.

CALIXTO, R. M. F. GARCÊZ, R. L. O.; OLIVEIRA, S. M. Traduzir e interpretar incursões no mundo do outro ou atos de fronteira? Reflexões teóricas sobre o papel do intérprete a partir de uma perspectiva culturalista. In: Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 3, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis: UFSC, 2012, p. 1-8.

CERNY, R. Z.; QUADROS, R. M.; BARBOSA, H. Formação de professores de Letras: Libras: Construindo o currículo. Revista E-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009.

COURA, F. A. O estágio supervisionado em Libras: reflexões além do ensino de língua. Humanidades e Inovação, v. 5, n. 9, p. 108-118, 2018.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2000.

GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MATURANA, H. R. Uma abordagem da educação atual na perspectiva da biologia do conhecimento. In: MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p. 11-35.

SCALABRI, I. C.; MOLINARI A. M. C. Importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. REVISTAUNAR. 2013, v. 7, n. 7, 2013.

SILVEIRA, A. P.; LOBATO, H. K. G.; DA SILVA, L. F. R. Representações sociais sobre o ensino de Libras: impactos, emoções, ideias e crenças. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 9402–9418, 2022.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

COURA, F. de A. .; OLIVEIRA, A. C. T. de .; LIMA, H. C. Crenças e emoções de professores de Libras ouvintes em formação inicial na Universidade Federal do Tocantins. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 131–149, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7622. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7622. Acesso em: 21 dic. 2024.