Projeto de extensão cinesporte: corpo, esporte e educação

Autores

  • Marcus Vinicius Simões Campos Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Bruno da Silva Conceição Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Regina Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2516

Resumo

O cinema, como um dos símbolos de inovação da modernidade, possibilita a circulação do conhecimento, a difusão de novas experiências e valores culturais, a reconstrução do passado e aguça a imaginação. Com base nesta reflexão, este relato de experiência tem como objetivo divulgar um projeto de extensão que desenvolve debates a partir de temas relacionados com a área da Educação Física, da Educação e dos Esportes presentes na cinematografia existente denominado Cinesporte. Este projeto é proposto pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tem como foco instigar o senso crítico da comunidade para os fenômenos esporte, corpo e educação, e compreender que outras formas de divulgação do conhecimento também podem auxiliar na formação e atuação profissional.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Simões Campos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Departamento de Ciências do Esporte do Instituto de Ciências da Saúde

Docente do Programa de Mestrado em Educação e em Educação Física da UFTM

Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Bruno da Silva Conceição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Bacharel em Educação Fisica

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Regina Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Departamento de Ciências do Esporte do Instituto de Ciências da Saúde

Docente do Programa de Mestrado em Educação e de Educação Física da UFTM

Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Referências

BENTO, J. O. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física/UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, 2013.

BERNARDET, J. C. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.

CARMO, L. O cinema do feitiço contra o feiticeiro. Revista Ibero Americana, n. 32, 2003. Disponível em: http://rieoei.org/rie32a04.htm. Acesso em 05 mai 2017.

CARVALHO, M. S. Cinema novo brasileiro. In: MASCARELLO, F. (org). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006, p. 35-48.

COSTA, F. C. Primeiro cinema. In: MASCARELLO, Fernando (org). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006, p. 60-71.

COSTA, E. M. B; DANTAS, E. R. Corpo, dança e cinema: a extensão universitária como locus da formação de professores. Holos, ano 32, v. 4, p. 413-422, 2016.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas – 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4° ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

MOREIRA, W.W.; SIMÕES, R. Educação Física, esporte e corporeidade: associação indispensável. In: MOREIRA, W.W.; NISTA-PICCOLO, V. (org). Educação Física e esporte no século XXI. Campinas: Papirus, 2016, p. 133-152.

MOREIRA, W.W et. al. Corporeidade aprendente: a complexidade do aprender a viver. In: MOREIRA, W. W. (org). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006, p. 137-150.

MORIN, E. A via: para o futuro da humanidade, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 133-50, 2006.

REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.

RUIZ, J. L. La unión de dos ofertas culturales del siglo XX. Sevilha. 2002. Disponível em:http://www.festivaldesevilla.com, acesso em 20 jan 2016.

SAURA, S. C.; ZIMMERMANN, A. C. Cinema e corpo. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP/Editora Laços, 2016.

SOUZA, M..L.G.; SILVA, L. L. G.; SILVA, J.V. Cinesporte no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Educação Fisica e Esporte. São Paulo, v. 29, Supl 9, p.60-60, 2015.

VANOYE, F.; LÉTE, A. G. Ensaio sobre a análise filmica. Campinas: Papirus, 1994.

XAVIER, I. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 13-20, 2008.

ZANINI, M.C.; WEBER, L. I. Cinema sem pipoca, mas com debater: reflexões acerca do uso do cinema no ensino e extensão em Antropologia. Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 87-99, 2010.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

CAMPOS, M. V. S.; MOREIRA, W. W.; CONCEIÇÃO, B. da S.; SIMÕES, R. Projeto de extensão cinesporte: corpo, esporte e educação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 17–27, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2516. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2516. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência