Flor Branca

Revisão Narrativa de Literatura sobre o Ensino da Produção Textual Escrita em Perspectiva Dialógica

Autores

  • Weruska Karrize Soares Coutinho Furriel Universidade de Brasília
  • Aya Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6465

Palavras-chave:

Dialogismo. Ensino da Escrita. Produção de textos escritos.

Resumo

O uso competente do texto escrito tornou-se condição indispensável para a plena participação do jovem cidadão no mundo contemporâneo. O objetivo desta revisão narrativa de literatura é descrever e discutir a temática do ensino da produção textual no contexto escolar sob a perspectiva dialógica de linguagem. Para tanto, foram analisados livros, capítulos de livros e estudos produzidos nos últimos 10 anos (2012-2022). De modo geral, as fontes consultadas apresentam críticas às práticas pedagógicas que limitam o ensino da produção textual à exposição de regras gramaticais e/ou à transmissão de modelos de escrita. Segundo os autores pesquisados, independentemente do gênero discursivo ensinado e aprendido na escola, o seu ensino abarca não apenas a compreensão e a aplicação de regras gramaticais e/ou a estruturação textual, mas também envolve o caráter social de sua constituição, ou seja, as relações dialógicas empreendidas entre sujeitos sociais que, ativamente, se constroem e são construídos por meio de seus discursos. Desse modo, as fontes visitadas apontam a importância do estreitamento dos laços dialógicos entre professor e estudantes nas atividades de produção textual escrita, ampliando, no chão da escola, a compreensão de língua(gem) viva, histórica e dinâmica postulada por Bakhtin.

Referências

AUGUSTO, E. P. A. Leitura e produção do gênero anúncio de propaganda: uma abordagem dialógica no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. [VOLOSHINOV, V]. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.

BEZERRA, N. C. B. A contribuição da análise dialógica do discurso para o ensino da escrita escolar: do blog ao artigo de opinião. Orientador: Maria de Fátima Almeida. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

FERREIRA, Alessandra. Leitura e produção de textos no ensino médio: da estaticidade conservadora ao dinamismo de uma proposta dialógica. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015

GARCEZ, L. A escrita e o outo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

GAIÃO, Marcella Ribeiro. Produção de texto em revista: uma proposta discursiva para o ensino de gêneros em sala de aula. 2019. 267 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W; CITELLI, B (org). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2004.

GERALDI, J. W. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

GUIMARÃES, G. B.; CAMPOS, S. F. O texto em cena: da produção à reprodução. Entreletras. Araguaína, v. 9, n. 2, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.betas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/6077?articlesBySameAuthorPage=2

KOCH, I. G. V; ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2021.

LAYNES, C. R. G. O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MEDEIROS, C. M; COSTA JÚNIOR, J. B. Gerenciamento Dialógico em Fórum Acadêmico de Escrita Colaborativa. ANAIS do XVIJNLFLP- Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2021.

https://revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/967

MORETTO, M. Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de textos. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 32, n.6. p. 87-98, jun. 2014. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/viewFile/13/13.

OLIVEIRA, A. F. F, NASCIMENTO, I. A. de A.; SILVA, M.do S. P. O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I. Horizontes, Itatiba, v. 39, n.1, p.1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1065. Disponível em: https://www.revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065.

PASSARELLI, L. G. Ensino da produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.

PETRUS, W.; SANTOS, E. S.; DOS SANTOS, A. C.; GOMES, Y. L. S. A escrita e o outro: dialogismo e formação do sujeito autor. Revista do GELNE., João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 15-29, mar.2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1. Disponível em:

https://periodicos.ufrn.br/gelne/issue/view/1200.

RIBEIRO, O. M. Na teia de Penélope: metáforas na educação. Campinas: Pontes, 2013.

RIBEIRO, O. M; OLÍMPIO, R. M. Tecer textos: fios e desafios. Campinas: Pontes, 2015.

ROCHA, Regina Braz da Silva Santos. Um olhar dialógico para o ensino-aprendizagem da língua em uso. 2015. 236 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015

ROTHER, E. Revisão sistemática x revisão narrativa. Revista Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5 - 6, 2007. DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 abr. 2022.

SANTOS, L. F.; LIMA, A. C. S. Dialogismo e produções responsivas ativas: analisando práticas discursivas em aulas de Língua Portuguesa. Letras & Letras, [S.L.], v. 29, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25989.

VASCONCELOS, J. M. O Meu Pé de Laranja Lima. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

SOARES COUTINHO FURRIEL, W. K.; RIBEIRO , O. M. . Flor Branca : Revisão Narrativa de Literatura sobre o Ensino da Produção Textual Escrita em Perspectiva Dialógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 119–139, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6465. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6465. Acesso em: 19 abr. 2024.