Educação geográfica e acolhimento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7347Palavras-chave:
Educação Geográfica., Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA)., Acolhimento.Resumo
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) é uma modalidade responsável pela educação de sujeitos que não tiveram acesso à escola na idade convencionada ou que, por diversos motivos, interromperam os estudos. Ao retornarem à escola, os aspectos sociais, culturais e econômicos dos alunos, juntamente com suas histórias de vida e experiências, devem ser considerados na abordagem pedagógica da EJA, especialmente levando em conta a condição de estudante trabalhador. Partindo dessas reflexões objetivamos refletir sobre a importância da Educação Geográfica na EJA no reconhecimento e acolhimento dos estudantes e suas trajetórias. A discussão é embasada em uma prática de ensino chamada "Trajetórias Geográficas", implementada na EJA do Núcleo Sul I da Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC. A justificativa para essas reflexões reside na necessidade de conhecer os estudantes, compreender suas trajetórias e experiências de vida, estabelecendo vínculos que incentivem sua permanência na escola e despertem interesse, motivando-os a persistir em seus percursos educacionais. O texto se estrutura a partir de uma pesquisa bibliográfica que aborda a dimensão do acolhimento na EJA, problematizando como a Educação Geográfica pode contribuir para essa discussão. Adicionalmente, são apresentadas reflexões sobre as potencialidades da prática de ensino "Trajetórias Geográficas" no acolhimento e na ampliação das leituras de mundo pelos estudantes.
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