Educação Física Escolar e inclusão

considerações sobre o trabalho pedagógico no município de Aracati

Autores

  • Pedro Henrique Silvestre Nogueira Universidad de Salamanca
  • Symon Tiago Brandão de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) | Campus Itapipoca
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7487

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Trabalho Pedagógico, Educação Física Escolar

Resumo

Esta investigação tem por objeto analisar como o trabalho pedagógico centrado nas estratégias utilizadas pelos professores vem sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física do município de Aracati-CE. Participaram do estudo dez professores da rede municipal de ensino. Possui como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico do tipo survey, composto de quatro distintas seções. Como principais resultados constatou-se o desejo por mais momentos formativos. Já a compreensão sobre inclusão girou em torno das categorias da adaptação, igualdade de aprendizagem e igualdade de oportunidades. 90% dos professores relatam não se sentirem preparados para o trabalho com alunos com deficiência, sobretudo porque as dificuldades para desenvolver uma perspectiva inclusiva são caracterizadas pela falta de recursos materiais e de estrutura física adequada, assim como a falta de incentivo à formação continuada também se sobressaiu como um sério impedimento. Por sua vez, as atividades adaptadas surgiram como o principal recurso pedagógico utilizado pelos professores. Concluímos que a Educação Física escolar é essencial no processo de formação dos alunos, pois favorece a interação social, a autonomia, a autoconfiança, dentre outros. A proposta de inclusão escolar requer inúmeras implicações aos sistemas educacionais e aponta a necessidade de transformações no campo político, administrativo e pedagógico.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Universidad de Salamanca

Doutorando em Antropologia - Universidad de Salamanca. Mestre em Educação e Ensino - Universidade Estadual do Ceará. Licenciatura em Educação Física - Centro Universitário UNIFAMETRO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar GEPEFE/UECE.

Symon Tiago Brandão de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) | Campus Itapipoca

Doutorando em Educação - Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação - Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Educação Física - Universidade Estadual do Ceará. Docente do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) | Campus Itapipoca. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPFE/UECE)

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicomotricidade. Mestre em Educação em Saúde. Doutor em Saúde Coletiva. Pós Doutorado em Desenvolvimento Humano. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE. Profissional de Educação Física - CREF 590/G-CE.

Referências

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre a inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, São Paulo, 2014, abr-jun; 28(2): 329-338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/kfHVzTG6zBh8jRF9Xz48KPL/abstract/?lang=pt. Acesso em 04 dez. 2023.

ANDRADE, C. D. Nosso tempo. In: ANDRADE, C. D. A rosa do povo (21st ed., p. 29-29). Rio de Janeiro: Record, 2000.

ARACATI. Lei Municipal nº 556/2021, de 30 de setembro de 2021. Dispõe sobre a implementação do Programa Educacional para a prática de Educação Física inclusiva para estudantes com deficiência. Disponível em: https://aracati.ce.gov.br/leis.php?id=1531. Acesso em: 05 nov. 2022.

________. Prefeitura de Aracati. Dados do Município. Disponível em: https://aracati.ce.gov.br/omunicipio.php. Acesso em: 15 nov. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 28 dez. 2023.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 03 de novembro de 2022.

______. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 27 dez. 2023.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse: Censo Escolar da Educação Básica 2022.

DA SILVA, H. M.; SOUSA, D. Q. O.; MENDONÇA, G. C. A.; BANDEIRA, P. F. R.; DIAS, M. A. Educação Física inclusiva no olhar da complexidade: um estudo de revisão narrativa. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 12, n. 2, p. 55-68, 2023.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p. Disponível em: http://bds.unb.br/handle/123456789/863. Acesso em: 05 out. 2022.

DINIZ, D. O que é Deficiência?. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FERREIRA, E. C. S.; OLIVEIRA, N. M. Evasão escolar no ensino médio: causas e consequências. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 39–48, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/v1n2a4. Acesso em: 20 fev. 2024.

FRANCO, R. M. S.; GOMES, C. Educação Inclusiva para além da educação especial: uma revisão parcial das produções nacionais. Revista Psicopedagogia, v. 37, n. 113, p. 194-207, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil. Brasília, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101964. Acesso em: 02 fev. 2024.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos da Criança. 20 de novembro de 1959. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html Acesso em 27 dez. 2023.

RODRIGUES, D. A. Educação Física em relação à educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2003. Acesso em: 07 de out. 2022.

RODRIGUES, D.; LIMA RODRIGUES, L. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 317-333, 2017.

SANTOS FILHO, F. W.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Análise da História e legislação sobre o Professor Temporário do Estado do Ceará. Inovação & Tecnologia, n. 5, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/4857. Acesso em: 15 fev. 2024.

SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista da Educação Especial, Brasília, p. 19-23, 2005. Acesso em: 11 de nov. 2022.

SEKI, A. K.; SOUZA, A. G. de; GOMES, F. A.; EVANGELISTA, O. Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 942–959, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10526. Acesso em: 29 dez. 2023.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015. Acesso: 01 de set. 2022.

SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. de L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 35–48, 2017. DOI: 10.15448/2179-8435.2017.1.24527. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/24527. Acesso em: 20 fev. 2024.

SILVA, O. O. N. A Formação e produção acadêmica na educação física adaptada: uma discussão à luz das diretrizes da educação inclusiva no estado da Bahia. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 214, p. 10-23, 2019.

SILVA, J. A. C. A Base Nacional Comum Curricular e a Inclusão na Educação Física Escolar: Relações (Im)Possíveis? 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

SIMÕES, A. S.; LORENZINI, A. R.; GAVIOLI, R.; CAMINHA, I. de O.; SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; MELO, M. S. T. de. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO EDUCATIVO INCLUSIVO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 35–48, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73009. Acesso em: 26 fev. 2024.

SOUZA, S. T. B. História da Educação Física no ensino superior no Ceará (de 1965 a 1976): implicações dessa trajetória [recurso eletrônico] / Symon Tiago Brandão de Souza. - 2022. 162 p. Dissertação (MESTRADO ACADÊMICO) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Programa de Pós-graduação Em Educação - Mestrado Acadêmico, Fortaleza, 2022.

SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8178. Acesso em: 26 fev. 2024.

UNESCO. Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, Espanha, 10 jun. 1994.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

NOGUEIRA, P. H. S.; SOUZA, S. T. B. de; FERREIRA, H. S. Educação Física Escolar e inclusão: considerações sobre o trabalho pedagógico no município de Aracati. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 52–70, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.7487. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7487. Acesso em: 19 jan. 2025.