Educação Bilíngue de Surdos

reflexões para a implementação na rede municipal de Ensino de Palmas - TO

Autores

  • Alanna Alencar de Araújo Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Carneiro Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Roberto Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7669

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Escola Polo, Rede Municipal de Ensino de Palmas

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões para a implementação de uma educação bilíngue de surdos na rede municipal de ensino de Palmas – Tocantins. Para isso, mapeamos as políticas linguísticas educacionais atuais em relação à educação de surdos e propomos estratégias para a implementação de diretrizes para uma educação bilíngue, a partir da análise de documentos e das demandas legais a nível nacional, estadual (Tocantins) e municipal (Palmas). A rede municipal de ensino de Palmas ainda não possui documentos normativos (portarias, resoluções e diretrizes) que institui a modalidade de educação bilíngue de surdos. Atualmente, os alunos surdos estão matriculados em classes inclusivas (mistas) em trinta e cinco unidades escolares, dispostos de maneira dispersa e isolada. Dentre as reflexões, propomos a instituição de uma escola referência para a consolidação da oferta desta modalidade, que pode acontecer na Escola Estadual Bilíngue de Surdos, a atender os alunos da rede estadual e municipal de Palmas. 

Palavras-chave: Educação bilíngue. Escola polo. Rede municipal de ensino de Palmas.

Biografia do Autor

Bruno Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Professor da UFT no curso de Letras-Libras e no Programa de Pós-graduação em Letras. Doutor em Letras e Linguística pela UFG.

Carlos Roberto, Universidade Federal do Tocantins

Professor da Universidade Federal do Tocantins no curso de Letras - Libras e do Programa de Pós-graduação em Letras. Doutor em Letras em UFRGS

 

Referências

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

CRUZ, A. A. de A.; CARNEIRO, B. G.; ROBERTO LUDWIG, C. . Educação Bilíngue de Surdos: reflexões para a implementação na rede municipal de Ensino de Palmas - TO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 68–79, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7669. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7669. Acesso em: 21 dez. 2024.