Educação Bilíngue de Surdos
reflexões para a implementação na rede municipal de Ensino de Palmas - TO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7669Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Escola Polo, Rede Municipal de Ensino de PalmasResumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões para a implementação de uma educação bilíngue de surdos na rede municipal de ensino de Palmas – Tocantins. Para isso, mapeamos as políticas linguísticas educacionais atuais em relação à educação de surdos e propomos estratégias para a implementação de diretrizes para uma educação bilíngue, a partir da análise de documentos e das demandas legais a nível nacional, estadual (Tocantins) e municipal (Palmas). A rede municipal de ensino de Palmas ainda não possui documentos normativos (portarias, resoluções e diretrizes) que institui a modalidade de educação bilíngue de surdos. Atualmente, os alunos surdos estão matriculados em classes inclusivas (mistas) em trinta e cinco unidades escolares, dispostos de maneira dispersa e isolada. Dentre as reflexões, propomos a instituição de uma escola referência para a consolidação da oferta desta modalidade, que pode acontecer na Escola Estadual Bilíngue de Surdos, a atender os alunos da rede estadual e municipal de Palmas.
Palavras-chave: Educação bilíngue. Escola polo. Rede municipal de ensino de Palmas.
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