As bionarrativas sociais como experiências de alianças interespécies
uma reflexão sobre as jabuticabeiras da minha terra
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7831Palavras-chave:
Biodiversidade, Narrativas, Autoria, Recursos Educacionais AbertosResumo
Neste ensaio, são apresentadas ponderações acerca do processo de autoria envolvido na produção de bionarrativas sociais, também chamadas de bionas. Essa produção autoral pode ser entendida como um acontecimento que favorece momentos de aproximação com os territórios e que possibilita uma ação de formação de professores diferenciada. Esse exercício de produção de recursos educacionais sobre elementos da biodiversidade local com características narrativas mobiliza memórias, sentimentos, experiências situadas e diferentes entidades que compõem os ambientes. A partir de uma reflexão sobre duas bionarrativas que abordam as relações entre os seus autores e jabuticabeiras, identifica-se como esses textos explicitam alianças interespécies. Dessa forma, as bionas também podem ser compreendidas como manifestos pelos quais se representam não humanos que exigem os seus direitos e nos ajudam a pensar em como salvar a nossa terra do desabamento.
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