O planejamento do ensino sobre doenças tropicais negligenciadas
análise dos sentidos e reflexões na elaboração do plano de ensino de uma professora de Biologia em um curso de formação
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7849Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Pedagogia Freiriana, Educação em Saúde, Análise de Discurso, Formação DocenteResumo
Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experienciados em aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as o tema saúde pelos participantes de uma oficina de formação docente e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. Esse estudo é uma importante contribuição para a formação docente, pois fornece conhecimento sobre a forma como a educação em saúde está sendo feita sala de aula. A oficina realizada durante o estudo foi um aporte relevante para a formação das professoras participantes. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. Os resultados evidenciam a construção dialógica de enunciados, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. O produto educacional, no caso, a oficina pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças.
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