Concepções e experiências de pós-graduandos da PPGE/UFTM com extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8283Palavras-chave:
Curricularização da extensão universitária, Formação de professores, Instituições de Ensino SuperiorResumo
Observamos quanto à graduação que os pós-graduandos do programa possuem uma origem diversa, formando um grupo multidisciplinar, isso despertou a curiosidade: como terá sido a experiência deles com a extensão universitária durante a graduação? Essa diversidade de áreas significaria diferenças significativas nas suas experiências com extensão? Isso implicaria em concepções distintas a respeito dela? Considerando que um pós-graduando é um possível docente universitário e pesquisador em formação, conhecer e entender suas experiências e concepções com extensão universitária e fomentar a discussão sobre essa dimensão universitária no espaço-tempo da pós-graduação se faz necessária. Objetivamos levantar informações sobre as concepções e experiências de pós-graduandos do PPGE da UFTM, matriculados em 2024, com a extensão universitária durante a sua graduação e as possíveis reverberações. A construção do questionário e analise dos dados se baseou na perspectiva de experiência formativa no âmbito pessoal e profissional, na perspectiva extensionista freiriana e do artigo 207 da Constituição Federal de 1988. As concepções dos sujeitos da pesquisa nos indicam certa uniformidade em como ela é encarada e desenvolvida no interior universitário, de forma marginalizada apesar de tantos avanços legais e administrativos, é algo sistêmico de diversos cursos e IES públicas ou privadas, apontando que a formação e cultura docente é um desafio para avançar na concretização do princípio da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão nas IES.
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