Concepções e experiências de pós-graduandos da PPGE/UFTM com extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8283

Palavras-chave:

Curricularização da extensão universitária, Formação de professores, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Observamos quanto à graduação que os pós-graduandos do programa possuem uma origem diversa, formando um grupo multidisciplinar, isso despertou a curiosidade: como terá sido a experiência deles com a extensão universitária durante a graduação? Essa diversidade de áreas significaria diferenças significativas nas suas experiências com extensão? Isso implicaria em concepções distintas a respeito dela? Considerando que um pós-graduando é um possível docente universitário e pesquisador em formação, conhecer e entender suas experiências e concepções com extensão universitária e fomentar a discussão sobre essa dimensão universitária no espaço-tempo da pós-graduação se faz necessária. Objetivamos levantar informações sobre as concepções e experiências de pós-graduandos do PPGE da UFTM, matriculados em 2024, com a extensão universitária durante a sua graduação e as possíveis reverberações. A construção do questionário e analise dos dados se baseou na perspectiva de experiência formativa no âmbito pessoal e profissional, na perspectiva extensionista freiriana e do artigo 207 da Constituição Federal de 1988. As concepções dos sujeitos da pesquisa nos indicam certa uniformidade em como ela é encarada e desenvolvida no interior universitário, de forma marginalizada apesar de tantos avanços legais e administrativos, é algo sistêmico de diversos cursos e IES públicas ou privadas, apontando que a formação e cultura docente é um desafio para avançar na concretização do princípio da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão nas IES.

Biografia do Autor

  • Natália de Andrade Nunes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Graduanda em Pedagogia pela UFU. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática(PPGECM) da UFU. Graduada em Ciências Biológicas (LICENCIATURA e BACHARELADO) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizou ações e pesquisas na área de espaços não formais e divulgação científica junto ao Laboratório de Mídias, Museus, Ciência, Cultura e Educação (MMuCCE) da UFU, e atualmente atua nessa área de pesquisa junto ao Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA e os grupos de pesquisa GPEDEC e GENFEC. Possui experiência na área de educação com ênfase em ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental oportunizada por diversas experiências formadoras, dentre as quais destacam-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e pelo Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC). 

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    É licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSulMG), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com estágios pós-doutorais junto à Universidad de Huelva (UHU) e à Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), ambas na Espanha. Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM), níveis Mestrado e Doutorado. Foi Coordenador (2019 - 2021) e Coordenador Substituto (2021 - 2023) do referido Departamento e Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM (2018 - 2023), além de Coordenador Institucional de Iniciação Científica Substituto (2023 - 2024). Atualmente é Vice-Coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI - https://risei.org/) e da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC - https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

NUNES, Natália de Andrade; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Concepções e experiências de pós-graduandos da PPGE/UFTM com extensão universitária. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025013, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8283. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8283. Acesso em: 6 dez. 2025.