Vídeos e redes sociais

o alcance dos reels de Matemática elaborados e divulgados por um grupo de petianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8313

Palavras-chave:

Divulgação científica, Vídeos, Redes sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o alcance da atividade “Curiosidades Matemáticas”, desenvolvida por discentes do Programa de Educação Tutorial (PET) de uma Universidade Federal, que produzem vídeos matemáticos para serem postados na rede social Instagram do grupo. Assim, através da abordagem qualitativa, buscamos compreender a trajetória e o alcance das publicações por meio de uma análise dos chamados insights dos vídeos até junho de 2024. Os dados indicam uma relação entre os compartilhamentos e o número de visualizações dos vídeos, abrangendo, assim, uma maior rede de possíveis pessoas a assistirem aos reels. Desta forma, conclui-se que a produção dos vídeos matemáticos pelo grupo PET envolve criatividade e engajamento dos graduandos em busca de uma matemática mais acessível e inspiradora, que promova um aprendizado significativo em diferentes públicos.

Biografia do Autor

  • Caline Lara Ferreira de Assumpção, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. http://lattes.cnpq.br/8599194023047731 e participante do Projeto de Pesquisa intitulado Formação de professores, educação inclusiva e tecnologias, sob a coordenação da segunda autora deste texto.

  • Vanessa de Paula Cintra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professora Adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura digital e Aprendizagem. http://lattes.cnpq.br/0643048404029462, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6464-4882 e coordenadora do Projeto de Pesquisa intitulado Formação de professores, educação inclusiva e tecnologias.

  • Rafael Peixoto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor Associado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. http://lattes.cnpq.br/9958510518111613. Participante do Projeto de Pesquisa intitulado Formação de professores, educação inclusiva e tecnologias, sob a coordenação da segunda autora deste texto.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

ASSUMPÇÃO, Caline Lara Ferreira de; CINTRA, Vanessa de Paula; PEIXOTO, Rafael. Vídeos e redes sociais: o alcance dos reels de Matemática elaborados e divulgados por um grupo de petianos. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025002, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8313. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8313. Acesso em: 6 dez. 2025.