HISTÓRIA E FICÇÃO: Uma análise interdisciplinar do conto O Leite em Pó da Bondade Humana
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6243Palavras-chave:
ditadura militar, política, contoResumo
Com uma hermenêutica bibliográfica, este artigo analisa a relação interdisciplinar entre a história dos anos de chumbo e a violência ditatorial na narrativa de teor testemunhal, O Leite em Pó da Bondade Humana (1983), de Haroldo Maranhão. Nesse viés, o objetivo do trabalho está em evidenciar as relações históricas e ficcionais diante das torturas figuradas nessa obra, especificamente, observando as ações político militares nesse período. Assim, a manifestação literária na narrativa, no contexto contemporâneo da literatura brasileira, permite perceber a opressão militar, expondo as atrocidades sofridas durante os anos de chumbo no Brasil, em que descortina um cenário real vivenciado por pessoas que resistiram as repressões dessa época.
Referências
ABAURRE, Maria Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de Texto: Interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.
ALVES. Sergio Afonso Gonçalves. Fios da Memória: jogo textual e ficcional de Haroldo Maranhão. Belo Horizonte. Tese (doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, 2006.
ARNS, Dom Paulo Evaristo. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1987.
BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia de Letras, 2000.
CALVEIRO, Pilar. La decisión política de torturar. In: SUBIRATS, Eduardo. Contra la tortura. México: Fineo, 2006.
CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, p. 199-215, 1989.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.
CARVALHO, Vinicius Mariano de. O emprisionamento e a libertação da memória em Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. In: Sarmento-Pantoja, Augusto (org.). Estudos de Literatura e Resistência. Campinas: Pontes Editores. p. 219-239, 2015. DREIFUSS, René Armand. 1964 - A conquista do Estado: Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1983.
GINZBURG, Jaime. Autoritarismo e Literatura: A História como Trauma. Vidya, Santa Maria, v.19, n.33, 2000. Disponível em: http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2000/33/autoritarismo.pdf/. Acesso em: 08 de agosto de 2021. GOTLIB, Nadia Battela. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
LACAPRA. Dominick. O queijo e os vermes: o cosmo de um historiador do século XX. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 16, n.30, 293-312, jan-jun, 2015.
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura comparada à teoria da literatura. 2. ed. Lisboa: Presença, 2011.
MARANHÃO, Haroldo. O Leite em Pó da Bondade Humana. IN: MARANHÃO, Haroldo. Peles Frias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S. A, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index