HISTÓRIA E FICÇÃO: Uma análise interdisciplinar do conto O Leite em Pó da Bondade Humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6243

Palavras-chave:

ditadura militar, política, conto

Resumo

Com uma hermenêutica bibliográfica, este artigo analisa a relação interdisciplinar entre a história dos anos de chumbo e a violência ditatorial na narrativa de teor testemunhal, O Leite em Pó da Bondade Humana (1983), de Haroldo Maranhão. Nesse viés, o objetivo do trabalho está em evidenciar as relações históricas e ficcionais diante das torturas figuradas nessa obra, especificamente, observando as ações político militares nesse período. Assim, a manifestação literária na narrativa, no contexto contemporâneo da literatura brasileira, permite perceber a opressão militar, expondo as atrocidades sofridas durante os anos de chumbo no Brasil, em que descortina um cenário real vivenciado por pessoas que resistiram as repressões dessa época.

Biografia do Autor

Maria Genailze Chaves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras (2022-2026) pelo programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (2019-2021) peloPrograma de Pós-Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA/UFPA. Graduada em Letras comhabilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2018). Técnica em Informática (2017) peloInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Pesquisadora participante do Grupo de Estudos deLiteratura Comparada do Nordeste Paraense (GELCONPE), sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Pereira SmithJúnior. Pesquisadora participante do grupo de Estudos Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonascontemporâneas (CRENAC), sob a coordenação da profª. Drª. Ana Lília Carvalho Rocha. Membro do comitêeditorial da Nova Revista Amazônica, ex-bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior) (2019-2021). Possui afinidade na área de Letras na perspectiva transdisciplinar, com ênfase nosestudos de Literatura Comparada, Literatura de Resistência, Literatura e História em diálogos de opressão,Literatura Amazônica e informática.

Francisco Pereira Smith Júnior, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Pará (PPGDSTU/NAEA/UFPA) (2008/2012). Realizou estágio pós-doutoral em Estudos Comparados na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGL/UNIOESTE) (2021/2021), linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces sociais: Estudos Comparados. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad-Amazônia) (UFPA/UFOPA/UNIOESTE) como bolsista CNPQ. Realizou estágio aperfeiçoamento na Universidade de Lisboa (UL) como bolsista SANTANDER (2016/2016). Ex-bolsista FAPESPA (Fundação do Amparo à pesquisa do Estado do Pará) (2010-2012). Mestre em Letras: Estudos Linguísticos e Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2004). Especialista em História do Brasil: Diversidade Cultural pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)(2012). Pesquisador, vinculado ao Grupo de Pesquisa Meio ambiente, população e desenvolvimento da Amazônia - MAPAZ, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), coordenado pelo prof. Dr. Luis Aragón Vaca (NAEA/UFPA). Especialista em Língua Portuguesa (2004) pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Literatura Inglesa (2020) e Especialista em Produção de Textos e Letramento no Ensino Fundamental (2021) pelo Centro Universitário UNIFAEL (2020), Professor associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA). Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Atuou como coordenador e vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) (Gestão 2016-2018). Realiza pesquisas em Estudos Comparados na perspectiva transdisciplinar, com foco nas Artes em diálogo com a Literatura. Atualmente tem interesse nos estudos da narrativa, em específico: 1. O design gráfico como linguagem imagética na Literatura. 2. As interlocuções do cinema e do audiovisual com a ficção literária. 3. Estudos sobre a narrativa transmidiática. 4. Cinema & Amazônia: A produção audiovisual de imigrantes em solo amazônico. 5 .Memória e imagem na Literatura de Expressão Amazônica.

Ana Lília Carvalho Rocha, Universidade Federal do Pará, Campus Bragança

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em Letras com ênfase em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora Adjunto 4 do curso de Licenciatura em Letras - habilitação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) . Professora do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia -PPLSA -UFPA. Professora Visitante no programa Studies of the U.S. Institutes for Scholars on American Culture and Values (SUSI for Scholars Summer 2022) na Universidade de Nova Iorque (NYU). Entre as experiências de gestão estão: Atuação como Vice diretora do Curso de Letras- Inglês - Bragança. Direção da Faculdade de Línguas Estrangeiras- Bragança. Coordenadora da Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFPA-Cametá. Coordenadora do projeto de Pesquisa CRENAC "Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas". Coordenadora do projeto de extensão Audiovisual: arte cinematográfica, letramento literário e processos educacionais e coordenadora do projeto de extensão LETS (Learning English through Strategies) e LIAVA - Língua Inglesa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem do edital Navega Saberes. Coordenação local em Cametá do Programa MEC-CAPES PARFOR Letras Língua Inglesa. Pesquisadora vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: Grupo De Pesquisa Narrativas De Resistência (NARRARES), Estéticas, Performances e Hibridismos(ESPERHI), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Região Tocantina (GEPECART ). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua e Literatura Anglófonas, Literatura de Resistência, Formação de professores de LE e Ensino de línguas mediado pelo computador.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de Texto: Interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.

ALVES. Sergio Afonso Gonçalves. Fios da Memória: jogo textual e ficcional de Haroldo Maranhão. Belo Horizonte. Tese (doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, 2006.

ARNS, Dom Paulo Evaristo. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1987.

BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia de Letras, 2000.

CALVEIRO, Pilar. La decisión política de torturar. In: SUBIRATS, Eduardo. Contra la tortura. México: Fineo, 2006.

CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, p. 199-215, 1989.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

CARVALHO, Vinicius Mariano de. O emprisionamento e a libertação da memória em Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. In: Sarmento-Pantoja, Augusto (org.). Estudos de Literatura e Resistência. Campinas: Pontes Editores. p. 219-239, 2015. DREIFUSS, René Armand. 1964 - A conquista do Estado: Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis (RJ): Vozes, 1983.

GINZBURG, Jaime. Autoritarismo e Literatura: A História como Trauma. Vidya, Santa Maria, v.19, n.33, 2000. Disponível em: http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2000/33/autoritarismo.pdf/. Acesso em: 08 de agosto de 2021. GOTLIB, Nadia Battela. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LACAPRA. Dominick. O queijo e os vermes: o cosmo de um historiador do século XX. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 16, n.30, 293-312, jan-jun, 2015.

MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura comparada à teoria da literatura. 2. ed. Lisboa: Presença, 2011.

MARANHÃO, Haroldo. O Leite em Pó da Bondade Humana. IN: MARANHÃO, Haroldo. Peles Frias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S. A, 1983.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Chaves, M. G., Smith Júnior, F. P., & Rocha, A. L. C. . (2022). HISTÓRIA E FICÇÃO: Uma análise interdisciplinar do conto O Leite em Pó da Bondade Humana. Revista Do Sell, 11(1), 92–110. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6243