ANÁLISE DOS SLOGANS DE PRODUTOS DE BELEZA COM BASE NOS TIPOS DE ARGUMENTO E NOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Authors

  • Fernanda Alvarenga Rezende Universidade Federal de Uberlândia-UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.2775

Keywords:

Tipos de Argumento, Operadores Argumentativos, Slogans de Produtos de Beleza, Público Feminino

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar catorze slogans de produtos de beleza desenvolvidos, principalmente, para o público feminino, com o intuito de definir os tipos de argumentos mais utilizados pelos publicitários para chamar a atenção das mulheres e, assim, persuadi-las a comprar o produto. Além disso, também observamos a presença dos operadores argumentativos, que servem para indicar a força argumentativa dos enunciados. Em uma sociedade que valoriza tanto a imagem e a beleza, pretendemos desvendar o que se esconde por trás do véu da publicidade dos produtos de beleza e, desse modo, conhecer as estratégias utilizadas pelos profissionais da área para divulgarem seus produtos.

Author Biography

  • Fernanda Alvarenga Rezende, Universidade Federal de Uberlândia-UFU
    Docente/Doutora-Escola de Educação Básica - Eseba

References

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

ALMEIDA, Lucimar de. Análise semântica de operadores argumentativos em textos publicitários. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. A força das palavras: dizer e argumentar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

DUCROT, Oswald. Provar e dizer: linguagem e lógica. São Paulo: Global, 1981.

DUCROT, Oswald. Argumentação e “topoi” argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e sentido na linguagem. São Paulo: Pontes, 1989, p. 13-38.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do Português. Campinas, SP: Pontes, 1987.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguagem e argumentação. In: A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992. p. 29-61.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.

PERELMAN, Chaїm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REBOUL, Olivier. Como identificar os argumentos? In: Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de; CAVALETTE, Floriana Toscana. Português para o ensino médio: língua, literatura e produção de textos. Série Parâmetros. São Paulo: Scipione, 2002.

Published

2018-12-31

How to Cite

ANÁLISE DOS SLOGANS DE PRODUTOS DE BELEZA COM BASE NOS TIPOS DE ARGUMENTO E NOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS. JOURNAL OF SELL, [S. l.], v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/rs.v7i2.2775. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/2775. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 304

You may also start an advanced similarity search for this article.