Estudo comparativo do uso de ênfases na fala profissional das jornalistas baianas Jéssica Senra e Silvana Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6333

Palavras-chave:

ênfase, fala profissional, prosódia, telejornalismo

Resumo

A ênfase é um dos recursos prosódicos disponíveis pelos falantes para dar destaque ao trecho ressaltado por meio de variações de duração, frequência fundamental e intensidade (GONÇALVES, 1997) e pode demonstrar sentimentos do falante, como segurança em relação à informação, indignação e importância da informação (REIS, 2005). A fala profissional é o estilo utilizado por quem usa a fala como instrumento de trabalho. A ênfase na fala de jornalistas é o nosso objeto de investigação, analisamos o uso de ênfase na fala de duas jornalistas baianas que atuaram no mesmo telejornal: Silvana Freire e Jéssica Senra. A pergunta do nosso trabalho é: existem diferenças na quantidade e tipos de ênfases na fala profissional das jornalistas Freire e Senra? Como objetivos pretendemos analisar a quantidade e analisar os tipos de ênfases realizadas pelas duas jornalistas. Na metodologia utilizamos anotação e contagem de ênfases, análise acústica para confirmação de ênfase prosódica, tabulação dos dados, classificação das ênfases por tipo e tratamento dos dados. Como resultados vimos que Freire realiza duas vezes mais ênfases do que Senra. Em relação aos tipos, apenas Senra usa ênfases de Casualidade, o que pode demonstrar particularidade desta fala profissional.

Biografia do Autor

Carmina Borges Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Uesb. Pesquisa a fala profissional dos jornalistas nos produtos de televisão (programas e telejornais) sob a ótica da fonética, principalmente nos aspectos prosódicos com foco no recurso prosódico da ênfase.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Referências

BARBOSA, P. A. Conhecendo melhor a prosódia: aspectos teóricos e metodológicos daquilo que molda nossa enunciação. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 20, n. 1, p. 11–27, 30 jun. 2012.

BARBOSA, P. A. Aspectos de produção e percepção de estilos de elocução profissionais e não profissionais em quatro línguas. Prosódia da fala, p. 43–60, 20 jun. 2017.

BOERSMA, P.; WEENINK, D. Praat: doing phonetics by computer, 2019.

CASTRO, L. et al. Listeners’ Ability to identify professional speaking styles based on prosodic cues. Proceeding of Speech Prosody, Chicago, 2010.

GONÇALVES, C. A. V. Ênfase prosódica e variação (socio)linguística. Signum: Estudos da Linguagem, v. 1, n. 1, p. 73–84, 15 jul. 1998.

REIS, C. Prosódia e telejornalismo. In: GAMA, A. C. C.; KYRILLOS, L. D. F. (Eds.). . Fonoaudiologia e telejornalismo. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. v. 1p. 1–18.

SÓSTENES, G. S.; PAULA, A. S. DE. A fala de telejornalistas de duas capitais nordestinas. Leitura, v. 2, n. 59, p. 143–167, 2017.

RODRIGUES, C. B.; PACHECO, V. Ênfase jornalística: uma proposta de tipologia . Revista Philologus, v. 27, n. 79, p. 555–569, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Borges Rodrigues, C., & Pacheco, V. (2022). Estudo comparativo do uso de ênfases na fala profissional das jornalistas baianas Jéssica Senra e Silvana Freire. Revista Do Sell, 11(2), 51–69. https://doi.org/10.18554/rs.v11i2.6333