O conceito de cultura segundo futuros bibliotecários

Hellen dos Santos Nunes

Resumo


O artigo pretende observar como alunos do curso de biblioteconomia conceituam Cultura, a partir da análise de textos desenvolvidos por estudantes do primeiro período em que foi solicitado que se estabelecesse a relação entre cultura, educação e leitura. Por se tratar de profissionais que futuramente lidarão com um grande público, sendo responsáveis por organizar e promover a leitura (em ambiente escolar ou não), suas concepções podem afetar a forma que desenvolverão seu trabalho, privilegiando determinados aspectos em detrimento de outros, o que pode influenciar as decisões e percepções dos usuários desses espaços. Os textos recolhidos foram analisados comparativamente a partir do referencial teórico escolhido. O resultado mostra que os diferentes conceitos de cultura que os estudantes carregam consigo influenciam a forma como cada um definiu o termo, o que também pode influenciar suas futuras ações como profissionais.


Palavras-chave


Cultura. Conceito. Estudantes. Biblioteconomia.

Texto completo:

PDF

Referências


BORELLI, J. D. V. P; PESSOA, R. R. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: BORELLI, J. D. V. P; PESSOA, R. R. (Org.). Reflexão e crítica na formação do professor de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2011

FERRAZ, D. M.; SILVA, A. C. Língua e Cultura em Babel: problematizando o outro. IN: FERRAZ, D. M; TOMAZ, M. M. Línguas, c(c)ultura(s) e educação linguística. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

FERRAZ, D. M. Language and culture fostering peace: the contributions of critical education. Revista Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru-SP, v. 03, n. 01, 2013.

FONSECA, Camila Oliveira. De onde falamos de cultura? IN: FERRAZ, D. M; TOMAZ, M. M. Línguas, c(c)ultura(s) e educação linguística. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 2011.

MONTE MÓR, W. Língua e diversidade cultura nas Américas multiculturais. Interfaces Brasil/Canadá, Porto Alegre, v. 1, n.2, 2002.

SANTOS, J. L. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006.

SILVEIRA, F. J. N. Biblioteca, memória e identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 67-86, set./dez. 2010. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000009464/ 566531e524cb32f703d69ad9afceadc1>. Acesso em: 08 nov. 2018

SOUZA, L. M. M. Cultura, língua e emergência dialógica. Revista Letras & Letras, Uberlândia-MG, v. 26, n. 2, 2010.




DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3853

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Triângulo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.