DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ONCOHEMATOLÓGICOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

Autores

  • Isadora Braga Calegari Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thaís Santos Guerra Stacciarini Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lúcia Aparecida Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3116

Resumo

Objetivo: identificar os diagnósticos de Enfermagem mais frequentes em pacientes com doenças oncohematológicas submetidos a tratamento quimioterápico. Método: estudo retrospectivo, documental. Verificou-se um total de 35 prontuários. Destes, 18 (51%) não atenderam aos critérios de elegibilidade do estudo. Os prontuários elegíveis foram 17 (49%). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a maioria dos prontuários era de pacientes do sexo masculino (70,6%); a média de idade foi de 41,2 anos. Os tipos de cânceres mais frequentes foram linfoma não Hodgkin e leucemia mieloide aguda, com quatro (23,6%) ocorrências. Os diagnósticos de Enfermagem mais frequentes foram: proteção ineficaz e risco de infecção, com 17 (100%) ocorrências; risco de mucosa oral prejudicada e risco de quedas, com 12 (70,6%) casos. Conclusão: Houve predomínio dos diagnósticos de Enfermagem de proteção ineficaz e risco de infecção, estes estiveram relacionados ao câncer, ao tratamento quimioterápico, à realização de procedimentos invasivos e imunossupressão.

Biografia do Autor

Isadora Braga Calegari, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Saúde do Adulto na modalidade Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Mestranda em atenção à Saúde do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira do Serviço de Educação em Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM (HC/UFTM). Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Thaís Santos Guerra Stacciarini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em ciências da saúde. Enfermeira do Serviço de Educação em Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Lúcia Aparecida Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia. Graduada em Licenciatura em Enfermagem. Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica. Doutorado em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2019-01-11

Edição

Seção

Artigos Originais