PODCAST NA ENFERMAGEM: METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v11i2.4925

Resumo

Objetivo: produzir podcasts sobre as seis metas de segurança do paciente para profissionais e estudantes de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, de produção tecnológica, relacionada à produção de podcast, por grupo de estudantes do Curso de Enfermagem, de Instituição de Ensino Superior privada, na cidade de São Paulo, no período de março a agosto de 2020. Resultados: foram criados podcasts, nominado “EnfCast”, constituído por um episódio introdutório, e outros seis sobre as metas internacionais de segurança do paciente. Em cada episódio foi apresentado uma frase inicial, padrão, para identificação do “EnfCast”, da podcaster e do tema a ser abordado. Cada episódio recebeu a trilha sonora, de fundo. Ao final da apresentação, a frase padrão indicava o término do episódio e o próximo tema, para situar o ouvinte. Conclusão: o podcast é ferramenta inovadora, transmite informações que contribuem na construção do conhecimento e fixação do aprendizado, de profissionais e estudantes de enfermagem.

Biografia do Autor

Mariana Correia Piovesani Zanetti, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. 

 

Lucia Tobase, Centro Universitário São Camilo

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente no Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Bárbara Paparello Negrini, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Beatriz de Oliveira Chouzende, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Giovana Caldas Pereira, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Giovanna Franco Silva, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Kawany de Oliveira Rodrigues Duarte, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Samara Gomes Rodrigues, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Victoria Fernandes de Castro, Centro Universitário São Camilo

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Referências

- Ministério da Saúde (Brasil). Resolução de Diretoria Colegiada - RDC n. 36, de 25 de julho de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). D.O.U. Brasília, DF, 26 jul 2013; Seção 1;(143):32.

- Araujo MAN, Filho WDL, Silveira RS, Souza JC, Barlem ELD, Teixeira NS. Segurança do paciente na visão de enfermeiros: Uma questão multiprofissional. Enferm. [Internet] 2017; [citado em 06 mar 2020] 8 (1): 52-56.doi: 10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.984.

- Mark S, Philip S, Kathrin C. Digital health and patient safety: Technology is not a magic wand. Health Informatics Journal. [Internet]. 2019 [citado em 15 jun 2020]; https://doi.org/10.1177/1460458219876183

- Lemos RA, Veríssimo MLÓR. Estratégias metodológicas para elaboração de material educativo: em foco a promoção do desenvolvimento de prematuros. Ciência & Saúde Coletiva. [Internet]. 2020. [citado em 18 mar 2020]; v. 25, n. 2, p.505-518. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020252.04052018

- Malecki SL, Quinn KL, Zilbert N, Razak F, Ginsburg S, Verma AA, Melvin L. Understanding the Use and Perceived Impact of a Medical Podcast: Qualitative Study. JMIR Med Educ. [Internet]. 2019. [citado em 15 jun 2020]; 5(2): e12901 doi: 10.2196/12901

- Huberty J, Eckert R, Puzia M, Laird B, Larkey L, Mesa R. A Novel Educational Control Group Mobile App for Meditation Interventions: Single-Group Feasibility Trial. JMIR Form Res. [Internet]. 2020. [citado em 15 jun 2020];4(7): e19364. doi:10.2196/19364

- Luiz L, Assis P. O crescimento do podcast: origem e desenvolvimento de uma mídia da cibercultura. Simpósio Nacional da ABCiber. [Internet]. 2009. [citado em 8 mar 2020]. Disponível em: https://www.academia.edu/5872782/O_crescimento_do_podcast_origem_e_desenvolvimento_de_uma_m%C3%ADdia_da_cibercultura.

- Freire EPA. Relações educacionais do podcast brasileiro com as hierarquias expressivas online. Conjectura: Filos. Educ. [Internet]. 2014. [citado em 23 mar. 2020]. v. 19, n. 2, p. 55-67. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366

- Gomes RMCM, Alencar MP, Santos MJMN, Silva RS, Messias JB, Florêncio MS. Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde. In: Congresso sobre tecnologias na educação. Recife, Pernambuco. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, aug. 2019 p. 155-163.

- Filatro A, Cairo S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva; 2015. 143p.

- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Segurança do Paciente [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2016 [citado em 05 abr 2020]. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/diversos

- Chin A, Helman A, Chan TM. Use of podcast in undergraduate medical education. Cureus. [Internet]. 2017. [citado em 22 ago 2020]. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2012.01.006

- Narula N, Ahmed L, Rudkowski J. An evaluation of the ‘5 Minute Medicine’ video podcast series compared to conventional medical resources for the internal medicine clerkship. Med Teach. [Internet]. 2012. [citado em 01 jun 2020]; P. 751-755. 34:11. doi: 10.3109/0142159X.2012.689446.

- Mcswiggan LC, Campbell M. Can podcasts for assessment guidance and feedback promote self-efficacy among undergraduate nursing students? A qualitative study. Nurse Educ Today. [Internet]. 2017. [citado em 01 jun 2020]; 49:115-121. doi: 10.1016/j.nedt.2016.11.021

- Nwosu AC, Monnery D, Reid VL, Chapman L. Use of podcast technology to facilitate education, communication and dissemination in palliative care: the development of the AmiPal podcast. BMJ Support Palliat Care. [Internet].2017 [citado em 01 jun 2020];7(2):212-217. doi:10.1136/bmjspcare-2016-001140

- Khadpe J, Morley EJ, Rezaie SR, Grock A. Academic Life in Emergency Medicine (ALiEM) Blog and Podcast Watch: Gastrointestinal Emergencies. Cureus. [Internet] 2019. [citado em 01 jun 2020];11(9):e5545.

- Papanas N. Diabetic Neuropathy Collection: Progress in Diagnosis and Screening. Diabetes Ther. [Internet]. 2020. [citado em 15 jun 2020];11(4):761-764. doi:10.1007/s13300-020-00776-3

- Gur TL, Krystal JH. Biological Psychiatry Podcast Series: Support Resources for the COVID-19 Pandemic. Bi ol Psychiatry. [Internet]. 2020. [citado em 15 jun 2020];88(1):3. doi: 10.1016/j.biopsych.2020.05.008

- O’bannon BW, Lubke JK, Beard JL, Britt VG. Using podcasts to replace lecture: Effects on student achievement. Computers & Education. [Internet]. 2011. [citado em 20 jun 2020], Vol.57(3), pp.1885-1892. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.04.001

- Lin M, Thoma B, Trueger NS. Quality indicators for blogs and podcasts used in medical education: modified Delphi consensus recommendations by an international cohort of health professions educators. Postgraduate Medical Journal [Internet]. 2015; [citado em 23 ago 2020]. doi:10.1136/postgradmedj-2014-133230

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Artigos Originais