MOTIVOS DE RETIRADA E PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS: ESTUDO DESCRITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5825

Resumo

Objetivo: avaliar a cateterização venosa periférica em uma unidade especializada em saúde do adolescente e identificar a correlação dos motivos de retiradas com número de tentativas de punção e calibre do cateter sobre agulha. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido numa enfermaria especializada de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. A amostra foi em sequência e constituiu-se de 23 internações de adolescentes submetidos à cateterização venosa periférica. Os dados foram analisados através de estatística descritiva simples e inferencial. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer nº 3.443.800. Resultados: Ocorreram 67 punções venosas, predominando o gauge 22 (76,1%). Nos motivos de retirada destacam-se a forma eletiva em 44,8%, seguido de remoção acidental em 31,3%. Quanto às complicações ocorridas 43,7% foi por obstrução do cateter. Quanto maior ao número de tentativas e maior chance de flebite, observou-se correlação moderada positiva (0,494) com p<0,001, e com relação ao maior calibre e maior chance de flebite, identificou-se correlação forte positiva (0,575) com p<0,001. Conclusão: reforça-se a necessidade da implementação das boas práticas relacionadas à manutenção desses dispositivos, capacitação da equipe e criação de protocolos e bundles voltados para a prática clínica.

Biografia do Autor

Myllela Gonçalves Ferreira, UERJ

Enfermeira em saúde da família da  Unidade Básica de saúde Geraldo Ferreira de Souza. Especialista em saúde do adolescente.

Ellen Marcia Peres, UERJ

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Saúde Coletiva (Política, Planejamento e Administração em Saúde). 

Dayana Carvalho Leite, UERJ

Enfermeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem.

Isabela Costa Peixoto, UERJ

Enfermeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em clínica médica.

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense; doutora em ciências do cuidado em saúde

Helena Ferraz Gomes

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem.

Publicado

2023-05-04

Edição

Seção

Artigos Originais