Envolvimento multidisciplinar na prevenção de infecção do trato urinário associada à cateter: revisão do escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.6055

Resumo

Objetivo: Identificar evidências científicas sobre envolvimento da equipe multiprofissional na prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter em unidade de terapia intensiva adulto. Método: Revisão de escopo nas bases de dados Embase, Pubmed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos estudos com pacientes internados em unidade de terapia intensiva adulto em uso de cateter urinário, e que avaliaram intervenção multiprofissional. Resultados: Nove estudos foram incluídos, a maioria com nível II de evidência científica. A redução de infecção foi relacionada à implantação de bundles, avaliação da inserção/manutenção do cateter, revisão diária da renovação ou remoção do cateter, feedback à equipe de saúde e envolvimento dos gestores do hospital. Conclusão: Estratégias que envolvam e sensibilizem a equipe multiprofissional de saúde reduzem o índice de uso de cateter e infecção em unidade de terapia intensiva adulto. 

Biografia do Autor

  • Júlio César Coelho do Nascimento, Universidade Federal de Goiás, Unidade Universitária de Ceres. Ceres/GO, Brasil.

    Docente efetivo do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas (IACSB) da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa - RTIDP. Doutorando em Enfermagem e Saúde pelo PPGENFS-FEN-UFG, Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pelo PPGAAS-FF-UFG. Especialista em Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Segurança do Paciente, Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde. Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Alfredo Nasser.Universidade Federal de Goiás, Unidade Universitária de Ceres. Ceres, GO/Brasil.

  • Juliana Alves Moraes Almeida, Universidade Federal de Goiás- UFG, Goiânia/GO, Brasil.

    Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Goiás. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem de infecções associadas aos cuidados em saúde (NEPIH) da FEN/UFG. Bolsista no Projeto de Extensão e Cultura "Jaleco Seguro " da Faculdade de Enfermagem.

  • Virgínia Farias Alves, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia. Goiânia/GO - Brasil

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás, habilitação em Bioquimica pela Universidade Federal de Goiás, especialização em Microbiologia pela Universidade Federal de Goiás, especialização em Citologia Clínica pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade de São Paulo.

  • Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem e Nutrição. Goiania/GO - Brasil

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Enfermagem em Infectologia pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (2012). Orientadora de Iniciação Científica - CNPq. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Controle de Infecção Relacionada aos Cuidados em Saúde (NEPIH). Membro do grupo de pesquisa Informática em saúde, ambos da UFG. Professora do Programa da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas. Coordenadora da Liga Multiprofissional de Cuidados Paliativos - Faculdade de Enfermagem e HC/EBSERH - UFG. Vice-Coordenadora da Comissão de Governança da Informação em Saúde, CGIS/UFG. Coordenadora do Programa Educacional em Saúde Digital. Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP. Pesquisadora da CIGET.

  • Heliny Carneiro Cunha Neves, Universidade Federal de Goiás

    Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pró-reitora Adjunta de Graduação da UFG. Professora do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da UFG. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Coordenadora da Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da UFG. Pesquisadora do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde da FACE/UFG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem de infecções associadas aos cuidados em saúde (NEPIH) da FEN/UFG. Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas UFG/EBSERH.   

  • Ieda Maria Sapateiro Torres, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia. Goiania/GO - Brasil

    Graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista, mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília. Professora adjunto da Universidade Federal de Goiás. 

Publicado

2025-04-22

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Como Citar

Envolvimento multidisciplinar na prevenção de infecção do trato urinário associada à cateter: revisão do escopo. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.6055. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6055. Acesso em: 16 maio. 2025.