Treinamento em mindfulness e impactos na saúde mental em funcionários não docentes de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7250

Resumo

Objetivo: avaliar a eficácia de uma Intervenção baseada em Mindfulness em relação aos níveis de atenção plena, estresse percebido, depressão, ansiedade e burnout. Métodos: estudo quase-experimental com amostra de 60 trabalhadores de uma universidade pública. Os participantes foram alocados em um grupo que recebeu intervenção (GE: 30) e outro que não recebeu intervenção considerado grupo controle (GC: 30). Foram avaliados no início e após a intervenção. Resultados: O GE apresentou aumento na pontuação média total de Mindfulness e em duas facetas da escala FFMQ (observar e não reatividade à experiência interior). Quando comparado ao GC houve redução nos escores médios de estresse percebido, depressão e ansiedade. O mesmo efeito após intervenção não foi observado para o burnout. Conclusão: o treinamento de Mindfulness diminuiu os níveis percebidos de estresse, depressão e ansiedade da amostra. Os dados evidenciam o potencial desta intervenção para contribuir como estratégia de prevenção e promoção da saúde mental de trabalhadores.

Descritores: Atenção Plena; Estresse, Saúde mental; Ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

  • Larissa Bessani Hidalgo Gimenez, Universidade de São Paulo - USP. São Paulo/SP, Brasil.

     Doutora e Mestre em Ciências pela EERP-USP. Graduação em Enfermagem pela UFMT. Professora Adjunta no curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Sinop. Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso. Instrutora de Mindfulness pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).  Membro do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental - GEPEMEN da USP.

  • Larissa Horta Esper, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto/SP, Brasil.

    Enfermeira pela EERP-USP. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e Pós doutorado pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP. Doutorado sanduíche na instituição norte-americana University of North Carolina at Chapel Hill (UNC). Atualmente é docente do Instituto de educação médica (IDOMED) do Centro universitário Estácio de Ribeirão Preto e professora adjunta do curso de enfermagem no Centro Universitário Barão de Mauá. Membro do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas e do Grupo GEPEMEN da EERP-USP

  • Mariana Fernandes, Universidade de São Paulo

     aluna de Pós-Graduação (Doutorado) no Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP. Mestre em Ciências da Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP (2018) - e pós-graduada em Promoção de Saúde na Comunidade pela mesma instituição (2015). Possui certificação como Instrutora Sênior de Mindfulness pelo Mindfulness Trainings International - MTi (2019) e certificação como Instrutora de Mindfulness pelo Mente Aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde - da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2016). É membro do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da EERP-USP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental (GEPEMEN), da mesma instituição. Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2013), atuando clinicamente com a população adulta.

  • Maria Neyrian de Fátima Fernandes

    Professora Adjunta do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enfermeira. Doutora pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) com estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Medicina de Reabilitação da Universidade de Washington em Seattle e estágio na Organização Mundial da Saúde sediada em Washington D.C. nos Estados Unidos. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Curso de Formação de Pesquisadores em Álcool e outras Drogas pela Universidade de São Paulo, especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Potiguar, graduada em Enfermagem pela UFRN. Durante a graduação desenvolveu pesquisas na área clínica como aluna de iniciação científica. Tem experiência na atenção básica com atuação em áreas indígenas, ensino de Saúde Coletiva e Saúde Mental em Enfermagem e gestão acadêmica. (Texto informado pelo autor)

  • Vinicius Santos de Moraes, Universidade de São Paulo

    Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) (Ribeirão Preto-SP). Pós-graduado em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil pelo CBM. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Docente convidado dos cursos de pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil e Fisioterapia em Gerontologia pelo CBM. Formação como Instrutor de mindfulness pelo Mindfulness Training International (MTi). Membro e Instrutor do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas(EERP-USP). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental (GEPEMEN/CNPq) com a linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental e Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas com enfoque na temática, Mindfulness, Estresse, Saúde Mental e Uso de Drogas.

  • Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, Universidade de São Paulo - USP. São Paulo/SP, Brasil.

    Professora Titular da EERP-USP. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP. Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP. Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP com período sanduíche na Universidad Autónoma de Querétaro - México. Pós-Doutorado pela University of Alberta - Canadá. Instrutora Sênior de Mindfulness certificada no Brasil e nos Estados Unidos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental - GEPEMEN. Pesquisadora membro do Núcleo de estudos sobre distúrbios psiquiátricos: assistência e pesquisa desde 2013 e do NUPRI - Núcleo de Ensino e Pesquisa das Relações Interpessoais desde 2003. Coordenadora do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da EERP-USP. Coordenadora do Programa Iberoamericano de Mindfulness na Enfermagem em colaboração com a Universidad de Granada e Universidad Autónoma de Coahuila. Membro do Grupo de Trabalho em Práticas Integrativas e Complementares (GTPICS) do COREn-SP. Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica Sigma Theta Tau International e da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (SOBEF). Membro da Society for Neuroscience (SfN) e da American Association of Neuroscience Nurses. Membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Mental RIENSAME e da Red Internacional de Escuelas de Enfermería para la Prevención del Uso Indebido de Drogas - REIEEPUID. Consultora Científica da Asociación Mexicana de Salud Mental; Membro do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa; Membro da International Mindfulness Teachers Association. 

Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Treinamento em mindfulness e impactos na saúde mental em funcionários não docentes de uma universidade pública. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7250. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7250. Acesso em: 16 jun. 2025.