Treinamento em mindfulness e impactos na saúde mental em funcionários não docentes de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7250Resumo
Objetivo: avaliar a eficácia de uma Intervenção baseada em Mindfulness em relação aos níveis de atenção plena, estresse percebido, depressão, ansiedade e burnout. Métodos: estudo quase-experimental com amostra de 60 trabalhadores de uma universidade pública. Os participantes foram alocados em um grupo que recebeu intervenção (GE: 30) e outro que não recebeu intervenção considerado grupo controle (GC: 30). Foram avaliados no início e após a intervenção. Resultados: O GE apresentou aumento na pontuação média total de Mindfulness e em duas facetas da escala FFMQ (observar e não reatividade à experiência interior). Quando comparado ao GC houve redução nos escores médios de estresse percebido, depressão e ansiedade. O mesmo efeito após intervenção não foi observado para o burnout. Conclusão: o treinamento de Mindfulness diminuiu os níveis percebidos de estresse, depressão e ansiedade da amostra. Os dados evidenciam o potencial desta intervenção para contribuir como estratégia de prevenção e promoção da saúde mental de trabalhadores.
Descritores: Atenção Plena; Estresse, Saúde mental; Ambiente de trabalho.
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