Abordagens sobre a temática das drogas nas escolas do Brasil: uma revisão integrativa

INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7616

Resumo

Objetivos: Este artigo foi elaborado a partir de Revisão Integrativa acerca do debate da educação em saúde sobre drogas nas escolas brasileiras, com o objetivo de sistematizar contribuições para futuros projetos e programas. Método: A revisão foi realizada em três grandes portais de divulgação científica, no período entre 2007 e 2021. Foi possível levantar uma amostra de doze produções sobre o tema. Resultados: Constatou-se que a escola é considerada um espaço privilegiado para a realização do debate sobre drogas. No entanto, parcerias intersetoriais são necessárias. Também foram analisados os paradigmas que orientam essas ações e as metodologias mais eficazes para realizar esse debate com os estudantes. Conclusão: Verificou-se que já existem intervenções pontuais, porém, percebe-se a necessidade de melhor estruturação, com intervenções a longo prazo e que envolvam toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

  • Laiz Prestes Carneiro, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz

    Psicóloga, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz

    Endereço Institucional: R. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ

    lapcarneiro@gmail.com

  • Mirna Barros Teixeira, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz)

    Psicóloga. Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora ENSP/Fiocruz.

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Revisão Integrativa

Como Citar

Abordagens sobre a temática das drogas nas escolas do Brasil: uma revisão integrativa: INTEGRATIVE REVIEW. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7616. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7616. Acesso em: 16 dez. 2025.