MOTIVOS DE RETIRADA E PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS: ESTUDO DESCRITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5825

Resumo

Objetivo: avaliar a cateterização venosa periférica em uma unidade especializada em saúde do adolescente e identificar a correlação dos motivos de retiradas com número de tentativas de punção e calibre do cateter sobre agulha. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido numa enfermaria especializada de um hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro. A amostra foi em sequência e constituiu-se de 23 internações de adolescentes submetidos à cateterização venosa periférica. Os dados foram analisados através de estatística descritiva simples e inferencial. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer nº 3.443.800. Resultados: Ocorreram 67 punções venosas, predominando o gauge 22 (76,1%). Nos motivos de retirada destacam-se a forma eletiva em 44,8%, seguido de remoção acidental em 31,3%. Quanto às complicações ocorridas 43,7% foi por obstrução do cateter. Quanto maior ao número de tentativas e maior chance de flebite, observou-se correlação moderada positiva (0,494) com p<0,001, e com relação ao maior calibre e maior chance de flebite, identificou-se correlação forte positiva (0,575) com p<0,001. Conclusão: reforça-se a necessidade da implementação das boas práticas relacionadas à manutenção desses dispositivos, capacitação da equipe e criação de protocolos e bundles voltados para a prática clínica.

Biografia do Autor

  • Myllela Gonçalves Ferreira, UERJ

    Enfermeira em saúde da família da  Unidade Básica de saúde Geraldo Ferreira de Souza. Especialista em saúde do adolescente.

  • Ellen Marcia Peres, UERJ

    Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Saúde Coletiva (Política, Planejamento e Administração em Saúde). 

  • Dayana Carvalho Leite, UERJ

    Enfermeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem.

  • Isabela Costa Peixoto, UERJ

    Enfermeira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em clínica médica.

  • Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Universidade Federal Fluminense

    Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense; doutora em ciências do cuidado em saúde

  • Helena Ferraz Gomes

    Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem.

Publicado

2023-05-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MOTIVOS DE RETIRADA E PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS: ESTUDO DESCRITIVO. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i1.5825. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5825. Acesso em: 8 maio. 2025.