CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE PACIENTES COM CÂNCER EM TRATAMENTO AMBULATORIAL

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE PACIENTES COM CÂNCER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.6560

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a capacidade antioxidante total da dieta e fatores associados em pacientes com câncer em tratamento ambulatorial. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com pacientes oncológicos em 2020, sendo avaliados os dados sociodemográficos, tratamento da doença, frequência alimentar e um recordatório de 24 horas. Medidas antropométricas foram aferidas para a classificação do peso. Para a determinação da capacidade antioxidante total da dieta (CATd) foi utilizado um banco de dados com o conteúdo total de antioxidantes de alimentos. Adotada a significância estatística de p<0,05. RESULTADOS: A mediana do consumo de antioxidante foi de 3,29±1,82mmol/g. Os pacientes que apresentaram o CATd acima da mediana tiveram maior consumo de carboidratos, proteínas, lipídios, vitamina C e E (p<0,05). Não houve relação entre o CATd e as medidas antropométricas. CONCLUSÃO: A capacidade antioxidante da dieta esteve associada ao consumo de macronutrientes e de vitamina C e E, mas não apresentou relação com as medidas antropométricas.

Biografia do Autor

  • Paula Sabino Louzada, Centro Universitário Unifaminas

    Nutricionista pela Unifaminas, Técnica em alimentos pelo Instituto Federal Fluminense. Atuante na área de Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial.

  • Naruna Pereira Rocha, HC-UFTM

    Nutricionista, Doutora e Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2018), residência em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) (2014) e graduada pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Ambulim (IPq/HCFMUSP) (2020-2021). Atuação como nutricionista clínica do Hospital escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), professora da Sanar Saúde, membro do grupo de estudo Pesquisa de Avaliação da Saúde do Escolar (PASE-Brasil) da Universidade Federal de Viçosa. Revisora e parecerista da Revista Científica da Faminas, Revista Brasileira Materno Infantil e Revista Paulista de Pediatria. Atuação nas áreas de nutrição clínica, nutrição e metabolismo, transtornos alimentares e bioestatística.

  • Dra Mayla, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduada em Nutrição e Mestre em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutora em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui experiência em Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição, Nutrição Clínica, Nutrição Materno-Infantil e Docência. Atualmente é Professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE PACIENTES COM CÂNCER EM TRATAMENTO AMBULATORIAL: CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE PACIENTES COM CÂNCER . Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i1.6560. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6560. Acesso em: 14 maio. 2025.