O PROCESSO DE MORTE E MORRER NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE UNIVERSITÁRIOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7051

Abstract

Objective: To understand the perceptions and feelings of university nursing students about the process of death and dying and its implications for academic training. Method: This is a descriptive study with a qualitative, exploratory approach, carried out in the nursing course of a public university, located in a municipality in the Brazilian state of Ceará. Data was collected through semi-structured interviews using an adapted instrument. Data analysis used the content analysis method of thematic categorization. The research was submitted to the Ethics and Research Committee and received a favorable opinion under number 4.397.197. Results: It was possible to identify through the categories constructed by the analysis of the speeches that the academics feel sad and frustrated when experiencing death, diverting their work to technical and bureaucratic procedures. Conclusion: There is a need to address this issue in different ways, from the beginning of their training and in various disciplines.

Author Biographies

MARIA LUIZA SANTOS FERREIRA, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa em Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/CNPq/URCA). Pós Graduada em Enfermagem em Segurança do Trabalho e Gestão Hospitalar pela Faculdade Dom Alberto.

NAANDA KAANNA MATOS DE SOUZA, URCA

Enfermeira (COREN-CE 428.132). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/ de 2019 a 2022). Mestre em Enfermagem (URCA/ 2017). Especialista em Enfermagem em Oncologia/ COREN-CE 071.917 (URCA/ 2018). Membro do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança - CUIDENSC/ UFC e Pesquisdora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular - GPESCC/ URCA. Possui experiência em Assistência de Enfermagem em Clínica Médica e Pediátrica, Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos e Taxonomias de Enfermagem, mais especificamente Sistema NANDA, NIC e NOC. 

SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER, Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu)

Doutoranda em Cuidados Clínico em Enfermagem e Saúde (2021 - atual). Mestre em Enfermagem (2018). Especialista em Emergência e Cuidado Intensivos (2016). Bacharel em Enfermagem (2015). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu); Pesquisadora do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); Coordenadora da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Coordenadora do Projeto de Extensão Saúde e Cidadania na Escola (PESCE). Tutora da Pós Graduação em Saúde da Família da Universidade Aberta do Brasil vinculada a Universidade Regional do Cariri (UAB - URCA). - Principal linha de pesquisa: Cuidado de Enfermagem no Contexto da Promoção da Saúde.

ANA KAROLINE ALVES DA SILVA, URCA

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda em Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Dom Alberto. Pós-graduanda em Planejamento e Gestão em Saúde pela DNA Pós-Graduação. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (PMAE/URCA). Membro do Grupo de Pesquisa - Clinica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN). Membro do Grupo de Pesquisa em Diabetes Mellitus (GPEDIAM). Membro voluntário do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica durante o Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

LUCAS BENICIO PINTO, Centro Universitário Vale do Salgado. 

Enfermeiro. Centro Universitário Vale do Salgado. 

JOAO PAULO XAVIER SILVA, Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS)

Enfermeiro Docente. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2023). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2017). Especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva (2021) e Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada (2016). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2015) com graduação sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Sapienza de Roma - Itália (2014). Professor temporário no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Campus Avançado do Iguatu). Professor no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em saúde (GPCLIN - CNPq/URCA) na linha Redes de atenção, Políticas e Integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Interesse nas áreas Saúde Coletiva, Enfermagem Comunitária, Espiritualidade e religiosidade em saúde e em enfermagem, Cuidado de enfermagem aos grupos populacionais vulneráveis, Produção subjetiva do cuidado, e Psicanálise.

Published

2024-04-24

Issue

Section

Artigos Originais