O PROCESSO DE MORTE E MORRER NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7051

Resumen

Conocer las percepciones y sentimientos de estudiantes universitarios de enfermería sobre el proceso de morir y su implicación en la formación académica. Método: Se trata de un estudio descriptivo con abordaje cualitativo, exploratorio, realizado en el curso de enfermería de una universidad pública localizada en un municipio del estado brasileño de Ceará. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas utilizando un instrumento adaptado. Para el análisis de los datos se utilizó el método de análisis de contenido por categorización temática. La investigación fue sometida al Comité de Ética en Investigación y obtuvo dictamen favorable bajo el número 4.397.197. Resultados: Fue posible identificar a través de las categorías construidas mediante el análisis de las declaraciones que los académicos se sienten tristes y frustrados cuando experimentan la muerte, desviando su trabajo a procedimientos técnicos y burocráticos. Conclusión: Es necesario abordar este tema de diferentes maneras, desde el inicio de la formación y en diversas disciplinas.

Biografía del autor/a

MARIA LUIZA SANTOS FERREIRA, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa em Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/CNPq/URCA). Pós Graduada em Enfermagem em Segurança do Trabalho e Gestão Hospitalar pela Faculdade Dom Alberto.

NAANDA KAANNA MATOS DE SOUZA, URCA

Enfermeira (COREN-CE 428.132). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/ de 2019 a 2022). Mestre em Enfermagem (URCA/ 2017). Especialista em Enfermagem em Oncologia/ COREN-CE 071.917 (URCA/ 2018). Membro do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança - CUIDENSC/ UFC e Pesquisdora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular - GPESCC/ URCA. Possui experiência em Assistência de Enfermagem em Clínica Médica e Pediátrica, Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos e Taxonomias de Enfermagem, mais especificamente Sistema NANDA, NIC e NOC. 

SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER, Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu)

Doutoranda em Cuidados Clínico em Enfermagem e Saúde (2021 - atual). Mestre em Enfermagem (2018). Especialista em Emergência e Cuidado Intensivos (2016). Bacharel em Enfermagem (2015). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu); Pesquisadora do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); Coordenadora da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Coordenadora do Projeto de Extensão Saúde e Cidadania na Escola (PESCE). Tutora da Pós Graduação em Saúde da Família da Universidade Aberta do Brasil vinculada a Universidade Regional do Cariri (UAB - URCA). - Principal linha de pesquisa: Cuidado de Enfermagem no Contexto da Promoção da Saúde.

ANA KAROLINE ALVES DA SILVA, URCA

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda em Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Dom Alberto. Pós-graduanda em Planejamento e Gestão em Saúde pela DNA Pós-Graduação. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (PMAE/URCA). Membro do Grupo de Pesquisa - Clinica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN). Membro do Grupo de Pesquisa em Diabetes Mellitus (GPEDIAM). Membro voluntário do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica durante o Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

LUCAS BENICIO PINTO, Centro Universitário Vale do Salgado. 

Enfermeiro. Centro Universitário Vale do Salgado. 

JOAO PAULO XAVIER SILVA, Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS)

Enfermeiro Docente. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2023). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2017). Especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva (2021) e Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada (2016). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2015) com graduação sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Sapienza de Roma - Itália (2014). Professor temporário no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Campus Avançado do Iguatu). Professor no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em saúde (GPCLIN - CNPq/URCA) na linha Redes de atenção, Políticas e Integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Interesse nas áreas Saúde Coletiva, Enfermagem Comunitária, Espiritualidade e religiosidade em saúde e em enfermagem, Cuidado de enfermagem aos grupos populacionais vulneráveis, Produção subjetiva do cuidado, e Psicanálise.

Publicado

2024-04-24

Número

Sección

Artigos Originais