VÍDEOS MUSICAIS COMO AÇÃO PROMOTORA DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.6122

Resumo

Objetivo: compartilhar a experiência da construção de vídeos musicais como ação promotora de saúde durante a pandemia de COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência acerca da criação e divulgação de vídeos musicais, de um programa de extensão do curso de enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os vídeos foram criados em dezembro de 2020, na ocasião do Natal e em março de 2021, para o Dia Internacional da Mulher. Resultados: com a divulgação dos vídeos por meio das mídias sociais, foi possível atingir diferentes públicos de diversos locais do Brasil e mundo, o que despertou reflexões e sentimentos como gratidão, esperança e alegria. Conclusão: a criação de vídeos musicais é uma estratégia de promoção à saúde, sobretudo em tempos pandêmicos, sendo capazes de proporcionar momentos de prazer e distração. Assim, incentiva-se outras instituições de saúde a utilizarem essa ferramenta como forma de cuidado.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Samantha Karoline Mafra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Kelly Cristina de Prado Pilger, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Angélica Zanettini Konrad, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Ana Gabrieli Sauer, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira formada pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Tainá de Miranda Marquesini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2024-03-01

Edição

Seção

Relato de Experiência