Contribuição da enfermagem através do lúdico para o bem estar de crianças e adolescentes escalpeladas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7448

Resumo

Objetivos: Descrever a contribuição da enfermagem através do lúdico para o bem-estar da criança e adolescente escalpelada e identificar os efeitos da atividade lúdica apresentada, no bem-estar da criança e adolescente com escalpelamento através da percepção dos cuidadores. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica qualitativa, desenvolvida em hospital de referência Materno-infantil em Belém/Pará. Participaram 5 familiares e os dados foram coletados entre março e junho de 2023 por entrevista individual utilizando roteiro elaborado pelas pesquisadoras. Resultados: Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin que permitiu organizar duas categorias: Percepção do familiar/ responsável frente a atividade lúdica; Contribuições da Enfermagem no quadro emocional da criança e adolescente vítima de escalpelamento com uso de atividades lúdicas. Conclusão: Foi possível identificar que os Enfermeiros que utilizam o lúdico na assistência, geram efeitos positivos na qualidade de vida das vítimas de escalpelamento e de seus familiares.

Biografia do Autor

  • Fernanda Gomes Gatinho, Universidade do Estado do Pará

    Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Belém, Pará.

  • Kalene Ramos Silva, Universidade Estadual do Pará

    Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Belém, Pará.

  • Maria de Nazaré da Silva Cruz, Universidade do Estado do Pará

    Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Professora Efetiva da Universidade Estadual do Pará (UEPA), campus Belém, Pará.

  • Camila Cristina Girard Santos, Universidade do Estado do Pará

    Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Saúde na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, Pará.

Publicado

2026-01-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Gatinho FG, Silva KR, Cruz M de N da S, Santos CCG. Contribuição da enfermagem através do lúdico para o bem estar de crianças e adolescentes escalpeladas. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 13º de janeiro de 2026 [citado 27º de janeiro de 2026];15(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7448