Realidade e ficção em Eleanor Marx: filha de Karl; um romance

Autores

  • Lidiane Pereira Coelho Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Cardoso Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i1.212

Resumo

O artigo ora apresentado analisa o modo como alguns aspectos da realidade se tornam presentes na obra de ficção. Para tanto utiliza, como corpus, o romance Eleanor Marx, filha de Karl; um romance, de Maria José Silveira, que conta a história de Eleanor Marx, filha de Karl Marx, pensador e idealizador do Socialismo. Ativista política e seguidora do Socialismo, Eleanor foi uma mulher à frente de seu tempo, ela abraçou as grandes causas de sua época. A obra, além de recontar, de forma romanceada, os últimos dez meses de vida da personagem, também retrata alguns dos grandes acontecimentos sociais pelos quais passou a sociedade inglesa do século XIX. Nesse sentido, o estudo se propõe a analisar como realidade, ficção e História se imbricam num texto literário, fazendo com que a Literatura se constitua também como construção de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Lidiane Pereira Coelho, Universidade Federal de Goiás

    Técnica Administrativa Federal, na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

    Mestranda em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, do Departamento de Letras, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

  • João Batista Cardoso, Universidade Federal de Goiás

    Doutor em Literatura Brasileira (UnB), Pós-Doutorado: “história e hibridismo cultural na ficção latino-americana” (UFMG). Professor Associado na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, docência no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2012-10-09

Como Citar

Realidade e ficção em Eleanor Marx: filha de Karl; um romance. Revista InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/ri.v5i1.212. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/212. Acesso em: 15 maio. 2025.