ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO FONÉTICA DO GRAFEMA EM PORTUGUÊS EUROPEU E PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA CHINA

Autores

  • XUEJIAO SHANG Guangdong University of Foreign Studies, China

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.2964

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a produção fonética do grafema <e> durante o processo de ensino/aprendizagem de português em um contexto universitário chinês. Adotando a teoria fonética e fonológica, clarificaremos os fonemas do grafema <e> que se apresentam em Português Europeu (PE) e Português Brasileiro (PB). Desenvolvemos, assim, um estudo de caso para entender se a produção fonética de <e> em PE e PB será diferenciada na percepção dos alunos. Para essa investigação, tomamos como objetos de estudo as gravações das palavras com grafema <e>, obtidas de produções de uma portuguesa e um brasileiro, analisamos, ainda, os testes feitos pelos alunos. A partir de uma análise estatística, os dados dos testes mostram uma tendência em que os alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) percebem melhor a fonética produzida pela variante da língua que eles aprendem.

Biografia do Autor

  • XUEJIAO SHANG, Guangdong University of Foreign Studies, China

    Shang Xuejiao, professora de Português como Língua Estrangeira da Faculdade das Línguas e Culturas Ocidentais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China. Há mais de dez publicações, incluindo seis artigos em revistas acadêmicas e livros, quatro obras de tradução, das quais a Contos sobre os três caracteres clássicos ganhou o 3º Prêmio de Tradução de Excelência em Línguas Estrangeiras da China em 2017. A área principal de pesquisa é Linguística Aplicada, especialmente em interações na sala de aula de Português como Língua Estrangeira.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO FONÉTICA DO GRAFEMA EM PORTUGUÊS EUROPEU E PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA CHINA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.126–145, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.2964. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2964. Acesso em: 15 maio. 2025.