O CONTADOR DE HISTÓRIAS NAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.4576Resumo
Contar histórias é um dos mais relevantes temas das Memórias de Pedro Nava, por relacionar as ideias de memória e transmissão cultural, noções-chaves exploradas pelo memorialista. Considerando esta hipótese, o propósito deste estudo é apresentar algumas descrições biográficas de contadores de histórias retratados por Nava, incluindo casos e reminiscências de seu avô materno, Joaquim José Nogueira Jaguaribe. A análise indica que Nava descreve os contadores de história como genuínos narradores de histórias de vida, relatos históricos e tradições folclóricas, com estratégias narrativas, repertórios distintos, características estilísticas e modos particulares de relatar experiências e memórias de fatos passados. O escopo teórico deste estudo baseia-se principalmente nas reflexões de Luís da Câmara Cascudo (1984) e Isidore Okpewho (1992).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/