DO DO PRECONCEITO AO RESPEITO LINGUÍSTICO: UM CAMINHO PARA NORMALIZAR A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v17i1.6488Resumo
RESUMO: As orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) inspiram o empenho dos profissionais docentes em realizar no espaço escolar um trabalho com a língua portuguesa de forma que se evidencie o respeito linguístico. Embora muito se discuta o fenômeno da heterogeneidade linguística, ainda há entraves que dificultam reflexões harmoniosas de forma que a variação linguística seja tratada com normalidade nas instituições escolares. Diante disso, neste artigo apresentamos discussões acerca da heterogeneidade linguística com o objetivo de mostrar caminhos possíveis para o reconhecimento da legitimidade de determinada variedade linguística, sem deixar de ensinar a norma padrão, contribuindo para que a aprendizagem dela aconteça com menos resistência. Apresentamos também propostas de atividades a serem aplicadas nos anos finais do ensino fundamental, elaboradas a partir da seleção de textos de diferentes gêneros, com exemplos atuais e reais. Embasamos nosso suporte teórico em contribuições advindas de Faraco (2008); Faraco; Zilles (2017); Leite (2012); Bagno (2003; 2013); Scherre (2021); Marine; Oliveira; Silva (2021). Por fim, enfatizamos que nosso intuito ao propor a aplicação dessas atividades é contribuir para que as aulas de língua portuguesa sejam uma oportunidade de realizar um trabalho rumo ao respeito linguístico.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de língua portuguesa; Variação linguística; Preconceito e respeito linguísticos.
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