DO DO PRECONCEITO AO RESPEITO LINGUÍSTICO: UM CAMINHO PARA NORMALIZAR A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Autores

  • Gilberto Antonio Peres Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-1251-5752
  • Talita de Cássia Marine Universidade Federal de Uberlândia
  • Simone de Azevedo Floripi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v17i1.6488

Resumo

RESUMO: As orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) inspiram o empenho dos profissionais docentes em realizar no espaço escolar um trabalho com a língua portuguesa de forma que se evidencie o respeito linguístico. Embora muito se discuta o fenômeno da heterogeneidade linguística, ainda há entraves que dificultam reflexões harmoniosas de forma que a variação linguística seja tratada com normalidade nas instituições escolares. Diante disso, neste artigo apresentamos discussões acerca da heterogeneidade linguística com o objetivo de mostrar caminhos possíveis para o reconhecimento da legitimidade de determinada variedade linguística, sem deixar de ensinar a norma padrão, contribuindo para que a aprendizagem dela aconteça com menos resistência. Apresentamos também propostas de atividades a serem aplicadas nos anos finais do ensino fundamental, elaboradas a partir da seleção de textos de diferentes gêneros, com exemplos atuais e reais. Embasamos nosso suporte teórico em contribuições advindas de Faraco (2008); Faraco; Zilles (2017); Leite (2012); Bagno (2003; 2013); Scherre (2021); Marine; Oliveira; Silva (2021). Por fim, enfatizamos que nosso intuito ao propor a aplicação dessas atividades é contribuir para que as aulas de língua portuguesa sejam uma oportunidade de realizar um trabalho rumo ao respeito linguístico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de língua portuguesa; Variação linguística; Preconceito e respeito linguísticos.

Biografia do Autor

  • Gilberto Antonio Peres, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestrando do curso de Pós-Graduação Strictu Sensu  Mestrado Profissional em Letras  (Profletras - UFU)
  • Talita de Cássia Marine, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui pós-doutorado na área de Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de língua e literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Realizou mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara com estágio PDEE na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e no Centro de Linguística da mesma
    universidade (CLUL). Atualmente é professora associada nível I do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, atuando também no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFU) como membro permanente

  • Simone de Azevedo Floripi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora Doutora do Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba) e Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

    Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2000), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2003 - Bolsista CAPES), doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2008 - Bolsista FAPESP) com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2006-2007 - Bolsista FAPESP) e realizou pós-doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2013-2014). Atualmente enquadra-se como Professor Associado III no curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba), e como Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Uberlândia. 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

DO DO PRECONCEITO AO RESPEITO LINGUÍSTICO: UM CAMINHO PARA NORMALIZAR A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 17, n. 00, 2024. DOI: 10.18554/it.v17i1.6488. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6488. Acesso em: 15 maio. 2025.