Português tá on: percepções e avaliações sociolinguísticas sobre o idioma em títulos de artigos publicados no blog do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v18i00.8869

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar títulos de 50 textos publicados no blogue do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) no período de 17 de julho a 13 de dezembro de 2023. A partir dessa investigação, buscamos refletir a imagem do português veiculada pelo IILP, visto que se trata de um instituto considerado referência para a gestão comum de tal língua, representando os interesses de todos os Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Acreditamos que estudos como este nos levam a identificar se esse veículo oficial de comunicação contribui ou não para a propagação de percepções equivocadas sobre a língua portuguesa que poderiam influenciar avaliações negativas sobre a variação linguística intrínseca ao idioma. Neste diálogo, encontram-se contribuições de Fonte Boa e Barbosa (2022), Oushiro (2015; 2021) e Barbosa e Marine (2019).

Biografia do Autor

  • Natália Fonte Boa Romualdo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/FCLAr), com bolsa Capes. Atuou como Professora Substituta de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Realizou capacitação acadêmica internacional na Universidade do Minho (Portugal), na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), com fomento do programa Capes-PrInt, durante o mestrado.Especialista em Tecnologias para Aprendizagem Ativa (IMES) e em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS). Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuou como professora de Português como Língua Estrangeira no Núcleo de Línguas da UFTM, no curso PLE Online da Assessoria de Relações Externas (AREx/Unesp) e como docente da disciplina Ensino de Português como Língua Adicional nos cursos de Letras da UFTM. Também atuou como professora de Português Instrumental no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).Integra o Grupo de Estudos Variacionistas (GEVAR/UFTM-UFU) e é membro do Grupo de Trabalho de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui experiência na aplicação da parte oral do exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros variedade brasileira).

  • Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Pós-doutorado junto ao programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Campus de Araraquara (2019-2020), com bolsa PNPD/CAPES. Doutorado, fomentado pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Tem experiência na área de Sociolinguística e estudos descritivos de língua. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), salvaguarda, preservação de línguas e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É líder do grupo de pesquisa em Estudos Variacionistas (GEVAR), diretório do CNPq e do LABORATÓRIODE ENSINO E PESQUISA EM LINGUAGEM,VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA (LEPEVAR) do IELACHS/UFTM. É também professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado). Membro permanente e vice-coordenadora (biênio 2021-2023) do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Coordenadora da Comissão Científica de Sociolinguística da ABRALIN. Coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica Ensino Médio e Fundamental da UFTM (2022-2024). Foi coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais-Capes (PLI-Portugal) (2016-2020) convênio UFTM-Universidade de Aveiro. Integrante do PHPB-Minas Gerais. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

FONTE BOA ROMUALDO, Natália; BERTUCCI BARBOSA, Juliana. Português tá on: percepções e avaliações sociolinguísticas sobre o idioma em títulos de artigos publicados no blog do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Revista InterteXto, Uberaba, v. 18, n. 00, 2025. DOI: 10.18554/it.v18i00.8869. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8869. Acesso em: 28 jan. 2026.