IDEIAS DOCENTES E RESISTÊNCIA ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Maria Socorro Gonçalves Torquato USP
  • Elie Ghanem

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1866

Resumo

A presente pesquisa se dedicou a apresentar as ideias sobre educação dos(as) docentes do ensino fundamental II. Concentrando-se em explicitar como variam as ideias sobre educação nas quais se baseia a prática profissional docente, segundo um conjunto de características (idade, tempo de serviço, situação funcional, gênero e condições de trabalho). Como procedimento metodológico, foi realizado o estudo de caso em duas escolas estaduais (centro e periferia) paulistas e abordando-se doze docentes em cada uma. Empregou-se o instrumental teórico-conceitual e metodológico de investigação construído por Maurice Tardif e colaboradores, assim como o de Bernard Lahire. Verificou-se que as ideias docentes estão fundadas no modelo de escola clássica humanista de base científica em que o magistério foi formado e que o professorado resiste às práticas contrárias a esse modelo.

Biografia do Autor

Maria Socorro Gonçalves Torquato, USP

Graduado em Letras. Mestre em Linguística Aplicada. Doutor em Letras - Estudos Linguísticos. Pós-Doutorado em Educação.

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

GONÇALVES TORQUATO, M. S.; GHANEM, E. IDEIAS DOCENTES E RESISTÊNCIA ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1866. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1866. Acesso em: 23 dez. 2024.