Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular

Autores

  • Mirian Célia Castellain Guebert Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2550

Resumo

Com o advento do processo inclusivo na educação, o qual prevê a escolarização da pessoa independe de suas características individuais. O estudo tem por finalidade identificar quais estratégias de ensino são desenvolvidas por professores alfabetizadores para que alunos com diagnósticos de deficiência intelectual aprendam a ler e escrever.   Este trabalho tem como objetivo buscar identificar quais são as estratégias desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que para a coleta dos dados foi utilizado a observação direta em sala de aula do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola reconhecida pela qualidade expressa em seus processos pedagógicos, sendo a instituição privada e localizada na capital do estado do Paraná.  As análises dos dados aferiram dois eixos: a adaptação das atividades com relação ao estudante com deficiência intelectual; a relação do conteúdo/forma trabalhados e o rendimento do aluno. Neste trabalho, foram tecidas discussões a luz das teorias de Bernstein (1988), Ferreiro (1992) e Vigotski (1994). Os resultados identificam que as práticas desenvolvidas pelo professor observado não atendem às diferentes formas de aprendizagens dos discentes, que implica num déficit nos processos de construção da leitura e escrita que comprometem a escolarização dos aprendizes, especialmente do aluno com deficiência intelectual.  

PALAVRAS-CHAVE: Práticas Docentes. Alfabetização. Deficientes intelectuais. 


Biografia do Autor

Mirian Célia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela Universidade Tuiuti do Paraná(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, processo de ensino aprendizagem, competências profissionais, inclusão escolar, formação de professores, politicas públicas direitos humanos e ação docente.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

GUEBERT, M. C. C. Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 280–299, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2550. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2550. Acesso em: 5 nov. 2024.