O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA (MG)

Autores

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0001-7737-7509

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5231

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Educação Matemática. Deficiência Visual. Materiais Manipulativos.

Resumo

O presente trabalho aborda os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a situação do atendimento aos alunos deficientes visuais, quanto ao ensino de matemática, nas escolas públicas de Januária (MG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas visitas às escolas, no qual foi possível identificar seis professores de matemática das séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio que atuam diretamente com alunos que possuem deficiência visual. Com o intuito de analisar algumas características relacionadas aos professores de matemática das escolas estaduais e da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, aplicou-se questionários estruturados para cinco dos seis professores e para um servidor da SRE de Januária, formando assim, uma amostra com seis sujeitos. Foi possível analisar a concepção dos professores de matemática e do servidor da SRE quanto ao tema educação inclusiva. Como resultados obtidos, verificou-se que todos os professores pesquisados não possuem curso de formação continuada na área de ensino de matemática para deficiente visual, concluindo assim que o ensino dessa disciplina para deficientes visuais não é realizado de forma eficiente, uma vez que os docentes afirmam não se sentirem preparados para lidar com tal situação.

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

MACÊDO, J. A. de. O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA (MG). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 133–149, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5231. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5231. Acesso em: 15 maio. 2024.