O trabalho de coordenação pedagógica em instituições públicas de Educação Infantil

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Elaine Lopes França Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-3265-1815

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.5859

Resumo

Este artigo procura caracterizar a atuação da coordenação pedagógica em instituições de  educação infantil, enfatizando seu papel junto à equipe gestora, professores, alunos e famílias dessas instituições. Tratamos conceitualmente coordenação pedagógica, seus aspectos legais e produção cientifica sobre o tema. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, delineada como estudo de campo, com oito coordenadoras que atuam em instituições municipais de educação infantil, situadas no Recife-PE. Os resultados sugerem uma relação de mediação e parceria entre coordenação pedagógica, equipe gestora, docentes, crianças e famílias. No âmbito da coordenação pedagógica detectamos dificuldades para a atuação dessas profissionais em processos de formação continuada de professores dessas instituições.

 

Referências

ACOSTA, S. B.; NÓBREGA, T. F. Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos nas políticas de formações continuadas para alfabetização e nas pesquisas acadêmicas?. In: 37º Reunião Nacional da Anped GT 08, Anais [...]. Florianópolis, 2015.

ALVES, N. N. de L. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007, 290f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

ALMEIDA, L. R. e PLACCO, V. M. N. S. O papel do Coordenador Pedagógico. São Paulo, Revista Educação. Ed. Segmento, ano 12, nº 142, p. 38-39, fev. 2009.

ALMEIDA, L.R; PLACCO, V.M.N.S (orgs.). O coordenador pedagógico: Função é estratégica para mediação entre diversas instâncias educacionais. Revista Educação, 2016.

ALVES, N. N. L. Coordenação pedagógica na educação infantil. In: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Anais [...] Goiânia, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. Ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BONACHINI, A. C.; FERRI, L. M. G. Coordenação pedagógica na educação infantil: uma abordagem sobre os sentidos e significados da profissão. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais [...] Curitiba, 2013, 785-797

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. MEC, 1998. v. 1,2 e 3

BRASIL. Lei nº 13.005. Plano Nacional da Educação. Brasília. (MEC), 2014.

BRASIL. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CANÁRIO, R. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: Conferência de Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Lisboa. Comunicação... Lisboa: Ministério da Educação, 2008

COELHO, C. M. M. Texto universitário: Coordenação Pedagógica e o papel do coordenador. Brasília: UnB, 2008.

COUTO, L. C. Possibilidades formativas do coordenador na escola de Educação Infantil. In:IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Anais [...] Recife, 2017.

CANÁRIO, R. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: Conferência de Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Lisboa. Comunicação... Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

DOURADO, L.F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. 137-131, São Paulo, 2008.

FRIEDMANN, A. Aliança pela infância: brincar. São Paulo, 2005.

HERMIDA, J. F. (org.) Educação Infantil: políticas e fundamentos. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007

KLOSINSKI, D. V. A. A coordenadora pedagógica na educação infantil: olhar atento entre possibilidades e perspectivas. In: X Congresso Nacional em Educação – EDUCERE. Anais [...] Curitiba, 2012.

LIMA, E. M. O coordenador pedagógico como mediador/facilitador do planejamento docente para o uso do lúdico na educação infantil. Brasília (DF), 2015.

LIMA, M. A. P.; SANTOS, D. G.; SILVA, T. A. O coordenador pedagógico e a construção de sua identidade: desafios e realidades. In: IV EPEPE – Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Anais [...] Caruaru, 2012.

MINAYO, M. C. S. (org.). Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: ________ Pesquisa social: teoria, método, criatividade. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, I. F. Coordenação pedagógica: das atribuições legais às vivenciadas. In: Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE. Anais [...] Bahia, 2010.

OLIVEIRA, R. C. M. A qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil: um estudo em Barreiras – BA. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/ formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

PEREIRA, J. R.A coordenação pedagógica na educação infantil: o que dizem a coordenadora e as professoras? Anped: GT08 – 37º Reunião Nacional da Anped. Florianópolis, 2015.

QUADROS, J. P. V. O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil. DSPACE, Curitiba, 2016.

RECIFE, Prefeitura Municipal do. Lei nº 18.233/16. Autoriza o aumento de carga horária de coordenador pedagógico e dá outras providências. Recife, 2016.

RISCAL, S. A. O papel do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e na elaboração do projeto político pedagógico. In: ______ RISCAL, S. A.; OLIVEIRA, B. A.; BALDAN, M. (Org.). A coordenação pedagógica e a gestão democrática. São Carlos, Editora Pixel, 2015.

ROSÁRIO, D. O papel do coordenador pedagógico na educação infantil. DSPACE, Curitiba, 2014.

SANTIAGO, E. O projeto político pedagógico da escola como instrumento de gestão democrática. In: ______MACHADO, L; SANTIAGO, E. (Orgs). Políticas e gestão da educação básica. Recife, Editora Universitária, 2009.

SILVA, H. M.; MACHADO, E. M. A.; PACÍFICO, J. M. O protagonismo do coordenador pedagógico na formação docente: experiência na educação infantil em JI. Revista Exitus, v.8, n. 2, 111-136. Paraná – RO. 2018.

VIEIRA, S. L. Política (s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. 2007. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19013/11044. Acesso em: 16/06/2019.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WALTRICK, R. E. L. O coordenador pedagógico na educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis: Marcas de uma experiência democrática. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, UFSC, Florianópolis, 2008.

ACOSTA, S. B.; NÓBREGA, T. F. Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos nas políticas de formações continuadas para alfabetização e nas pesquisas acadêmicas?. In: 37º Reunião Nacional da Anped GT 08, Anais [...]. Florianópolis, 2015.

ALVES, N. N. de L. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007, 290f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

ALMEIDA, L. R. e PLACCO, V. M. N. S. O papel do Coordenador Pedagógico. São Paulo, Revista Educação. Ed. Segmento, ano 12, nº 142, p. 38-39, fev. 2009.

ALMEIDA, L.R; PLACCO, V.M.N.S (orgs.). O coordenador pedagógico: Função é estratégica para mediação entre diversas instâncias educacionais. Revista Educação, 2016.

ALVES, N. N. L. Coordenação pedagógica na educação infantil. In: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Anais [...] Goiânia, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. Ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BONACHINI, A. C.; FERRI, L. M. G. Coordenação pedagógica na educação infantil: uma abordagem sobre os sentidos e significados da profissão. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais [...] Curitiba, 2013, 785-797

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1998

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. MEC, 1998. v. 1,2 e 3

BRASIL. Lei nº 13.005. Plano Nacional da Educação. Brasília. (MEC), 2014.

BRASIL. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CANÁRIO, R. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: Conferência de Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Lisboa. Comunicação... Lisboa: Ministério da Educação, 2008

COELHO, C. M. M. Texto universitário: Coordenação Pedagógica e o papel do coordenador. Brasília: UnB, 2008.

COUTO, L. C. Possibilidades formativas do coordenador na escola de Educação Infantil. In:IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Anais [...] Recife, 2017.

CANÁRIO, R. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: Conferência de Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Lisboa. Comunicação... Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

DOURADO, L.F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002.

FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. 137-131, São Paulo, 2008.

FRIEDMANN, A. Aliança pela infância: brincar. São Paulo, 2005.

HERMIDA, J. F. (org.) Educação Infantil: políticas e fundamentos. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007

KLOSINSKI, D. V. A. A coordenadora pedagógica na educação infantil: olhar atento entre possibilidades e perspectivas. In: X Congresso Nacional em Educação – EDUCERE. Anais [...] Curitiba, 2012.

LIMA, E. M. O coordenador pedagógico como mediador/facilitador do planejamento docente para o uso do lúdico na educação infantil. Brasília (DF), 2015.

LIMA, M. A. P.; SANTOS, D. G.; SILVA, T. A. O coordenador pedagógico e a construção de sua identidade: desafios e realidades. In: IV EPEPE – Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Anais [...] Caruaru, 2012.

MINAYO, M. C. S. (org.). Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: ________ Pesquisa social: teoria, método, criatividade. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, I. F. Coordenação pedagógica: das atribuições legais às vivenciadas. In: Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE. Anais [...] Bahia, 2010.

OLIVEIRA, R. C. M. A qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil: um estudo em Barreiras – BA. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/ formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

PEREIRA, J. R.A coordenação pedagógica na educação infantil: o que dizem a coordenadora e as professoras? Anped: GT08 – 37º Reunião Nacional da Anped. Florianópolis, 2015.

QUADROS, J. P. V. O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil. DSPACE, Curitiba, 2016.

RECIFE, Prefeitura Municipal do. Lei nº 18.233/16. Autoriza o aumento de carga horária de coordenador pedagógico e dá outras providências. Recife, 2016.

RISCAL, S. A. O papel do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e na elaboração do projeto político pedagógico. In: ______ RISCAL, S. A.; OLIVEIRA, B. A.; BALDAN, M. (Org.). A coordenação pedagógica e a gestão democrática. São Carlos, Editora Pixel, 2015.

ROSÁRIO, D. O papel do coordenador pedagógico na educação infantil. DSPACE, Curitiba, 2014.

SANTIAGO, E. O projeto político pedagógico da escola como instrumento de gestão democrática. In: ______MACHADO, L; SANTIAGO, E. (Orgs). Políticas e gestão da educação básica. Recife, Editora Universitária, 2009.

SILVA, H. M.; MACHADO, E. M. A.; PACÍFICO, J. M. O protagonismo do coordenador pedagógico na formação docente: experiência na educação infantil em JI. Revista Exitus, v.8, n. 2, 111-136. Paraná – RO. 2018.

VIEIRA, S. L. Política (s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. 2007. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19013/11044. Acesso em: 16/06/2019.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WALTRICK, R. E. L. O coordenador pedagógico na educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis: Marcas de uma experiência democrática. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, UFSC, Florianópolis, 2008.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

BEZERRA MACHADO, L.; FRANÇA, E. L. O trabalho de coordenação pedagógica em instituições públicas de Educação Infantil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 171–179, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.5859. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5859. Acesso em: 21 dez. 2024.